segunda-feira, agosto 18, 2014

O lado B do futebol brasileiro...

Por Rafael Ferro (Ferrinho) há 21 horas próximo a Santos...

A realidade do mundo do futebol é mais cruel do que se imagina. 

É um mundo mesquinho, sujo e mentiroso que atrai milhares de jovens pelo conceito fantasioso de que o futebol é sinônimo de glória.

É aqui, no futebol, que para alguns o sonho começa, e para muitos, muitos, onde o sonho termina. Aqui, onde o trabalho é árduo, as renúncias são muitas e a cobrança é constante. 

Onde os profissionais são humilhados e muitas vezes reduzidos a nada dentro do seu ambiente de trabalho, devendo quase sempre permanecer em silêncio, afinal, eles e seus familiares dependem daquilo para sobreviver. 

Refletindo sobre tudo isso, o que me resta é um sentimento de tristeza, de desesperança. 

Uma angustia por não saber mais como ajudar, nem o que dizer... 

Já que a frase “vai dar tudo certo” já não está funcionando mais. 

Foram dias em que cheguei em casa aos prantos dizendo “não deu certo de novo”, dias que tive machucado escondendo minha dor, dias que me vi no banco, mesmo tendo mais condição física e técnica que o titular, porque este era jogador do treinador ou do presidente, ou porque tinha empresário forte, dias que me senti envergonhado, diminuído, mesmo não merecendo.

Venho, diante de tudo, tirando a conclusão de que no futebol não basta ter talento, trabalhar direito, ser pontual, cumprir com as regras... se dar bem no mundo do futebol hoje em dia, no sentido literal da palavra, é quase que como ganhar na loteria - é para poucos. 

Ainda não sei ao certo o quanto tempo ainda vale a pena sonhar. Esperar o dia que o futebol se torne mais justo, mais limpo e mais honesto. 

Se vale a pena acreditar que um dia, as pessoas não vão exigir que a gente trabalhe por “amor à camisa”, mesmo com o salário atrasado, e que não seremos chamados de mercenários quando nos recusarmos à entrar em campo... se vale a pena acreditar que um dia, companheiros e eu, deixaremos de sermos vistos como meros objetos do meio futebolístico e se tornarem pessoas reais, valorizadas, que trabalham e merecem uma vida honrada, que merecem respeito e reconhecimento. 

#aRevoluçao#ChegaDessaPalhaçada#Cansado#aMorteDoNossoFutebol #orgulhoFamíliaGrêmioBarueri
 

O texto acima foi escrito pelo lateral direito Rafael Ferro – Ferrinho, num rede social...

Me foi enviado pelo amigo Leonardo do blog música do gol.

Já ouvi centenas de histórias idênticas...

Algumas bem mais cabeludas e, só não as publiquei porquê quem contou ou ainda tentava a sorte no mundo da bola ou porquê se recusou a permitir que publicasse seu nome...

É compreensível, jogador só é forte quando seu passe vale tanto quando o patrimônio do clube vendedor - exagero é claro, mas é bem por aí.


Nenhum comentário: