terça-feira, outubro 21, 2014

O América em noite de gala, volta a vencer o Vasco, 39 anos depois...

Em 1975, o Vasco perdeu para o América, no Rio de Janeiro...

1 a 0 em pleno estádio de São Januário.

O pequeno público presente – 4.046 – calou-se depois que Washington aos 20 minutos marcou o gol rubro...

Calados estavam e calados ficaram diante da gigantesca zebra que passeou soberana no relvado vascaíno...

Calados e chocados, voltaram para casa.

Eu, tinha 18 anos, estava prestes a completar 19 e por pouco não fui ao jogo...

Estava tudo combinado, mas meu pai me chamou à Brasília e lá se foi o programa previamente marcado com os amigos.

Em Brasília, soube do resultado, fiquei chocado, na verdade irritado, inconformado, arrasado...

Aos 18 anos, o futebol vive em você e uma derrota não esperada se torna um drama gigantesco.

Esse foi o time do América que silenciou São Januário em 75...

Valdir Appel; Ivan (Carmindo), Queiróz, Odélio (Mário Braga) e Zeca; Olímpio, Washington e Pedrada; Humberto Ramos, Élcio e Ivanildo.
Técnico: Sebastião Leônidas.

Esse foi o time do Vasco que se curvou ao América de Natal pela primeira vez em sua história...

Mazarópi; Toninho, Moisés, Renê e Deodoro; Alcir Portela, Gaúcho (Uiliam) e Ademir; Freitas, Jair Pereira e Luís Carlos.
Técnico: Mário Travaglini.

Passados 39 anos e quase um mês, estou eu no Rio Grande Norte, não como um visitante, mas como um residente...

Vivendo em Natal, cidade que escolhi para morar, trabalhar e onde criei meu filho...

Lugar onde sou feliz e fiz amigos...

Natal, hoje, minha casa, meu lar.

39 anos depois, uma nova derrota do Vasco para o América...

Engraçado, não me senti chocado, irritado, inconformado ou arrasado...

Na verdade, compreendi que não foi uma derrota do Vasco, mas uma vitória do América - o tempo e a maturidade nos dão sabedoria para separar o joio do trigo...

Uma grande vitória, uma indiscutível vitória.

Uma vitória construída por Roberto Fernandes, entre um aeroporto e outro...

Conversando, incentivando, inflamando e podando os galhos secos e ruins.

Uma vitória de Rodrigo Pimpão, que grande gol...

Uma vitória de Alekito, que ao entrar foi tratado com deboche, mas quando a bola rolou, mudou o ritmo da partida e veloz, fez o América correr.

Ah, esse América estranho...

Que se agiganta contra os poderosos e claudica contra seus iguais e inferiores.

Os três pontos conquistados diante do Vasco, aproximaram os rubros de Oeste e de ABC...

Diminuíram a distância do Bragantino. 

Porém, o Icasa chegou mais perto.

A luta daqui por diante será ainda maior...

Nenhum deslize, nenhum erro, nenhuma apatia poderá ser tolerada.

Quanto ao Vasco, pouco ou nada mudou...

Continua onde estava...

Vai voltar à primeira divisão...

Infelizmente, não por seus méritos, mas pelo demérito de seus adversários...

Se o futebol fosse feito de justiça, o melhor seria o Vasco não subir...

Mais um ano na Série B, seria de grande valia para que os torcedores do Vasco deixassem de ser ingênuos e crédulos e exigissem o Vasco de volta.

Nenhum comentário: