segunda-feira, junho 29, 2015

O promotor Luiz Eduardo Marinho confia na PM... Eu também.

Luiz Eduardo Marinho, promotor público, responsável pela Comissão de Implementação do Estatuto do Torcedor do MP no Rio Grande do Norte, em seu Twitter, deixou mensagens de apoio a Polícia Militar e críticas a quem se colocou contra aos jogos entre América e Vasco, na Arena das Dunas e ABC e Corinthians, marcados para o mesmo dia em Natal...

Segundo o promotor, nossa Polícia é confiável e capaz de garantir o evento...

Elogia dois oficiais da PM, os coronéis Sairo e Marcos Vinicius, e garante que a presença dos oficiais, possivelmente no comando das operações que serão montadas para o dia do evento, o deixam tranquilo.

O jovem promotor, diz ainda que se a PM dá garantias, não há problemas e afirma que a PM é forte e que está pronta para servir o Rio Grande do Norte...

Pois bem...

Vejamos...

Eu também confio na PM, aliás, quando está próxima, me sinto mais tranquilo, mais seguro, mais em paz.

Entretanto, esse sentimento, não é de todo bom...

Continuo confiando na PM, mas gostaria de me sentir tranquilo, seguro e em paz, mesmo quando a polícia estivesse a léguas de distância...

Mas, não é assim que as coisas são, infelizmente.

Hoje, ninguém está seguro...

A polícia por mais eficiente que seja, não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo e é aí que mora o perigo.

Tenho certeza que dias antes do jogo algumas operações serão feitas no sentido de localizar e tirar de circulação torcedores organizados já conhecidos e potencialmente perigosos...

Creio que nas estradas haverá um forte esquema para revistar ônibus e automóveis de gente que com certeza virá para Natal ver os jogos...

Era o que eu, um leigo no assunto, faria.

Imagino também que no dia das partidas, o interior e as imediações dos estádios, assim como os “pontos quentes” detectados pela inteligência policial estarão sob forte controle das forças de segurança...

Disso não tenho dúvida nenhuma.

Mas...

Toda rede tem brecha, toda rede deixa escapar aqui e acolá, alguém ou alguma coisa...

Isso não é histeria ou bobagem, é fato.

Continuo torcendo para que no dia 23, eu possa escrever dizendo que tudo ocorreu na mais santa paz e que ninguém, absolutamente ninguém, se feriu ou feriu um terceiro por uma razão tão estupida como a tão propalada e temida rivalidade entre clubes...

Vou me sentir feliz se isso acontecer...

Vou saber que a PM está muito melhor que antes, quando por várias vezes aconselhou a não realização de jogos em que ABC e América participassem, no mesmo dia e horário...

Vou ficar mais aliviado ao crer que a crônica falta de efetivo, que tanto molesta a PM foi resolvida, mesmo que por uma noite só.

Entretanto, se um único cidadão tiver sua vida ceifada em algum lugar cujas características jamais apontariam como um local passível de algo assim acontecer, eu e os leitores do Fernando Amaral FC, iremos perguntar por que insistiram e permitiram que acontecesse o que como disse a delegada Karina Leite, era mais aconselhável não acontecer.

Confio na Polícia Militar, confio na Secretaria de Segurança e, mesmo sem conhece-lo, confio no senhor, promotor Luiz Eduardo Marinho...

Por favor, não nos decepcione, pois não é só o futebol que está “lascado” como o senhor afirmou...

A segurança pública também.

Pergunte a família de Samuel Albuquerque, morto ontem ao sair de uma festa por assaltantes, qual é o grau de confiança que eles, agora têm, no que eu e o senhor ainda confiamos.

Nenhum comentário: