quinta-feira, abril 28, 2016

Dez motivos para duvidar e dez motivos para acreditar nos Jogos Olímpicos de 2016...

O site Máquina do Esporte escalou dois jornalistas para que cada um mostrasse dez motivos para se temer o fracasso ou apostar no sucesso das olimpíadas...

Vejamos o que eles escreveram.

Dez motivos que preocupam a organização do Rio-2016

Velódromo e pista de atletismo estão atrasadas; crise política e econômica geram incertezas para evento brasileiro

Por Adalberto Leister Filho

1 - Arenas

Duas construções estão atrasadas: o Velódromo, no Parque Olímpico, e a pista de atletismo, no Engenhão. A arena de ciclismo tem o problema do delicado transporte de pinho siberiano, usado no piso, que cancelou o evento-teste. Já a pista de atletismo do Engenhão está sendo toda reconstruída.

2 - Crise política

Não se sabe quem será o presidente do Brasil no dia 5 de agosto. Até lá, o processo de impeachment já deve ter sido resolvido, nem quem será o ministro do Esporte (há possibilidade até de a pasta perder esse status). Mas a instabilidade política pode gerar uma onda de manifestações de rua, e a Olimpíada é o palco ideal para que esses movimentos ganhem uma visibilidade mundial.

3 - Crise econômica

O Brasil fechou 2015 com queda de 3,8% no PIB. Para este ano, as previsões seguem pessimistas. A estagnação econômica já afetou o Estado do Rio de Janeiro, um dos principais responsáveis pela conta dos Jogos, que atrasou o pagamento de funcionários e ainda prejudicou serviços básicos, como atendimento nos hospitais.

4 - Zika

A Embora a Organização Mundial da Saúde tenha divulgado que a epidemia de zika está em regressão no Brasil, o problema ainda preocupa. Todas as instalações esportivas dos Jogos serão vistoriadas diariamente. Vários atletas já expressaram preocupação com o problema.

5 - Metrô

Obra fundamental para o transporte durante os Jogos, a conclusão do primeiro trecho da linha 4 do metrô, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, sede da maioria das competições, está ameaçada de não ficar pronta. Caso a obra não seja entregue, a organização terá que fazer uma solução paliativa.

6 - Terrorismo

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) já divulgou alerta de que o Brasil seria um dos alvos do Estado Islâmico. A visibilidade dos Jogos Olímpicos e o número de turistas e delegações internacionais faz com que o evento seja o palco ideal para a atuação de grupos terroristas, o que preocupa governo e organizadores.

7 - Poluição

Um dos principais legados seria a despoluição da Baía de Guanabara. No entanto, o poder público já admitiu a impossibilidade de finalização da obra. Com isso, os atletas que forem disputar a competição terão que conviver com o cheiro fétido e tomar cuidado com detritos acumulados na orla.

8 - Imagem

À série de problemas que têm arranhado a imagem do Rio, soma-se o desabamento de parte da ciclovia Tim Maia, na última quinta-feira (dia 21). A obra de infraestrutura viária era uma das meninas dos olhos de divulgação da cidade por conta do belo trecho de orla que a cerca. No entanto, o acidente aconteceu pouco mais de três meses após sua inauguração.

9 - Organização

Finalizadas as grandes obras, o Comitê Organizador dos Jogos do Rio passa a conviver com milhares de microproblemas. E eles já apareceram. Houve apagão durante os eventos-teste de ginástica e natação, gerando reclamações de dirigentes. Houve protesto também da Federação Internacional de Tiro, que pediu ajustes na arena erguida em Deodoro.

10 - Legado

Boa parte das obras de infraestrutura será inaugurada às vésperas ou após os Jogos. É o caso de parte do Veículo Leve sobre Trilhos. A linha entre Praça XV e rodoviária Novo Rio, por exemplo, só deve ficar pronta depois do evento. Já os BRTs (ônibus articulados) terão só um trecho de 7 km da linha que vai de Deodoro à Av. Brasil (centro) em operação.

Dez motivos para dizer que o Rio-2016 já é um sucesso

País tem 98% de obras de arenas prontas, moderniza rede hoteleira e investe, renova e capacita esporte brasileiro

Por Duda Lopes

1 - Arenas

A maior parte do Parque Olímpico já está pronta. A organização dos Jogos conseguiu seguir o prazo das estruturas (98% das obras estão prontas) e muitas já receberam eventos testes, como o Centro Olímpico de Esportes Aquáticos. A preparação tem causado bem menos preocupação ao COI do que os Jogos de Atenas, por exemplo.

2 - Segurança

Há um mês, o Governo Federal declarou ter investido R$ 350 milhões em segurança aos Jogos Olímpicos. A preocupação é um problema distante da realidade brasileira: o terrorismo. Para prevenir a situação, foi criado o Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo, em cooperação com agências de inteligência internacionais.

3 - Infraestrutura dos clubes

Grandes clubes do país têm se preparado para receber delegações internacionais. E, para isso, têm ganhado investimento de federações esportivas de países tradicionais nos Jogos Olímpicos. A estadia será temporária, mas a modernização das estruturas ficará para os atletas do país.

4 - Pontos turísticos

O Rio de Janeiro passa por diversas reformas para os Jogos Olímpicos. E a cidade, conhecida pela beleza, ganha novos cartões postais com o evento. O exemplo máximo dessa mudança é o Porto Maravilha, projeto de revitalização do porto carioca. O Museu do Amanhã, construído no local, já virou um novo símbolo da cidade.

5 - Modernização da rede hoteleira

Para receber os Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro deveria oferecer 40 mil quartos durante o evento. Hoje, com o aumento de turismo na cidade, a meta já foi ultrapassada. Em comparação, eram 28 mil quartos em 2010.

6 - Investimento no esporte

O Comitê Olímpico Brasileiro, com o Time Brasil, nunca teve tanto investimento. Mas não foi o único. Com os Jogos próximos, confederações e clubes se beneficiaram com o maior interesse de empresas públicas e privadas. Somente o Bradesco investe em seis confederações. A CBJ mantém seis parceiros. Eram cenários raros na década passada.

7 - Capacitação do esporte

Consequência do maior investimento e do anseio da organização em elevar o nível do Time Brasil, confederações e clubes não hesitaram em investir em profissionais com maior capacitação no esporte, inclusive com técnicos estrangeiros.

8 - Voluntariado

Por corte no orçamento, o Comitê Organizador dos Jogos reduziu o número de voluntários de 70 mil para 50 mil. Ainda assim, isso não apaga o sucesso do programa, que teve 242 mil inscritos. Ainda em 2015, foi aberto com Centro de Formação para os voluntários, em parceria com a Estácio, reforçando a capacitação dos envolvidos no evento.

9 - Ingressos

Até agora, 62% dos ingressos para os Jogos já foram vendidos. O favorito do público brasileiro tem sido o vôlei, a modalidade com as entradas mais procuradas. Neste mês, a organização anunciou uma nova venda para o futebol, que terá o ingresso mais barato do evento. Na área sem assentos na Arena Corinthians, a entradas custará apenas R$ 20.
 
10 - Ações sociais

Ação social é uma ativação segura para qualquer patrocinador. Não por acaso, elas são recorrentes entres os parceiros do Rio 2016. Apoio da Omega a ONGs, iniciativa da Nissan no Caju, curso de inglês da Education First, aulas de ciências da Dow, espaços esportivos da Nike... O social tem sido medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. 

Agora, você tira suas conclusões.

Nenhum comentário: