sexta-feira, maio 20, 2016

A FIFA está falando sério...

Time holandês desobedece norma da Fifa e é rebaixado à segunda divisão

Twente negociou parte de direitos de atletas com fundos de investimentos, prática proibida pela Fifa

Por Adalberto Leister Filho

O Twente é o primeiro caso de time punido na Holanda por utilizar dinheiro de fundos de investimento em contratos de jogadores. 

A equipe foi rebaixada à Jupiler League, equivalente à segunda divisão do país, pela Associação Holandesa de Futebol e está fora das competições europeias nas próximas três temporadas depois que foi comprovado o delito.

Em dezembro, o clube recebeu advertência de que poderia ter revogada sua licença se não cooperasse com as investigações da federação, cujo objetivo era esclarecer se a equipe havia desobedecido norma de não receber dinheiro de fundos de investimento em troca de parte do valor de jogadores do elenco.

O processo teve início graças a denúncia do portal Football Leaks, que revelou o apoio financeiro do Doyen Group na aquisição de jogadores. 

De concreto, o clube recebeu uma injeção de € 5 milhões em troca de ceder de 10% a 50% dos direitos econômicos de sete jogadores, o que está proibido pela Fifa há um ano.

O clube, que faliu em 2002 e ressurgiu, assinou contratos com a Doyen em 2014, antes da proibição da Fifa. No entanto, algumas federações nacionais, como a holandesa, já haviam proibido os investidores antes.

Nenhum comentário: