segunda-feira, julho 25, 2016

A história de Jill Ellis, treinadora da seleção de futebol feminino dos Estados Unidos...

Melhor do mundo, técnica dos EUA ‘driblou’ pai militar e largou emprego para trabalhar com futebol

Por Bianca Daga para a ESPNW

“Meca do futebol”.

É assim que Jill Ellis, técnica da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos, se refere ao Maracanã, estádio que está em sua memória desde os Jogos Pan-Americanos de 2007, mesmo tendo perdido o título para o Brasil na final – à época, ela comandava o time norte-americano sub-20.

Agora, a britânica, escolhida melhor treinadora do mundo pela FIFA em janeiro, tem como objetivo voltar ao palco no dia 19 de agosto, para disputar a final dos Jogos Olímpicos.

Referência no futebol feminino, Ellis precisou driblar os preconceitos e os pais para chegar aonde chegou. 

Nascida e crescida em Cowplain, uma pequena vila perto de Portsmouth, na Inglaterra, ela fez atletismo e jogou hóquei sobre a grama.

Mas futebol não, porque ainda era considerado um esporte para meninos no Reino Unido na década de 70.

No entanto, sempre que seu irmão, Paul, e outros meninos da turma precisavam de um jogador extra, ela era chamada para completar o time.

O futebol estava no sangue da família.

Ex-militar da Marinha, seu pai, John Ellis, foi embaixador de futebol do governo britânico, ajudou a criar programas esportivos pelo mundo e trabalhou como treinador da seleção de Trinidad e Tobago.

Em 1981, a família toda se mudou para os Estados Unidos.

Jill Ellis concluiu bacharelado em Artes, com graduação em Literatura e pós-graduação em escrita técnica.

Foi então que sua mãe, Margaret, ficou horrorizada quando soube da decisão da filha em desistir de seu emprego bem remunerado na Northern Telecom para trabalhar como assistente técnica.

Seu pai também não gostou da ideia.

Mas Ellis foi em frente.

Depois de trabalhar em algumas equipes, chegou à seleção feminina de futebol dos EUA.

Comandou as equipes sub-21 (2000 e 2005) e sub-20 (2007, 2009 e 2010) e foi auxiliar (2008, 2011 e 2012) e técnica interina (2012 e 2014) do time principal, até assumir como treinadora em maio de 2014.

Pouco mais de um ano depois, em julho de 2015, levou à seleção norte-americana ao ouro na Copa do Mundo, no Canadá.

Foi o terceiro título do país, que agora busca sua quinta medalha de ouro em Jogos Olímpicos (foi campeão em Atlanta-1996, Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012).

Líder do ranking mundial, os Estados Unidos de Jill Ellis, estreia na Olimpíada contra a Nova Zelândia no Mineirão, no dia 3 de agosto.

Nenhum comentário: