quarta-feira, setembro 28, 2016

Morreu Arnold Palmer o golfista que "inventou" o marketing esportivo...

Arnold Palmer morreu no último domingo de complicações cardíacas...

Palmer tinha 87 anos.

Quem ele foi e o que significou para o esporte?

Norte-americano, golfista e o primeiro atleta a usar sua fama para gere dinheiro.

“Ele tinha boa aparência e carisma, assim como bom desempenho esportivo para se tornar um modelo para os patrocinadores”, afirmou Nigel Currie, especialista em patrocínio esportivo, em entrevista à ESPN dos Estados Unidos...

“Palmer tinha todos os atributos para maximizar seu faturamento com patrocinadores. Antes dele, os atletas só arrecadavam seus ganhos com a bola que jogavam nas arenas esportivas”, concluiu Currie.

Ao ligar seu nome a produtos e serviços, como a United Airlines (companhia aérea), Cadillac (carros), Rolex (relógios), Hertz (locadora de carros) e Callaway (produtos de golfe), entre outros, o golfista foi o primeiro a acumular uma fortuna de US$ 1 milhão com o esporte...

Ele e seu agente Mark McCormack, inventaram uma maneira de ganhar dinheiro além das premiações dos torneios.

Nos dois primeiros anos de seu acordo com McCormack, o golfista viu seus ganhos saltarem de US$ 6.000 para US$ 500 mil por ano...

Com tantos negócios gerados, ele fundou a Arnold Palmer Enterprises para lidar com todos os seus patrocínios e empreendimentos.

Mesmo depois de deixar o golfe, Palmer manteve grande popularidade...

Hoje estrelas do mundo do esporte e do marketing com seus contratos milionários patrocínio, como Tiger Woods, LeBron James e Roger Federer, devem muito a trilha aberta por Palmer nos anos 1960. 

Nenhum comentário: