quarta-feira, outubro 26, 2016

Propostas que ajudariam a transformar o esporte no Brasil...

As propostas abaixo foram encaminhadas ao prefeito eleito de São Paulo, por Alberto Murray Neto...

O texto foi pinçado do Alberto Murray Olímpico/Blog sobre o Movimento Olímpico.

Republico aqui por concordar com o pensamento do autor das propostas e por acreditar que poderiam ser implementadas nas demais prefeituras do país...

Infelizmente, não creio que essas ideias acabem se tornando um fato.

No Brasil, o esporte ainda não é parte dos planos de nenhum governo...

Não por enquanto.

- A prefeitura municipal deve implementar uma mentalidade esportiva nas escolas públicas, difundir entre alunos, pais e mestres a relevância da prática esportiva com elemento formador de caráter e moral. Isso ocorre promovendo palestras de pessoas ligadas ao esporte, professores, atletas, na rede de escolas públicas municipais, divulgando, também, os princípios do ideal olímpico. Olimpismo é uma filosofia de vida, que pode ser propagada entre todos. Educar por meio do esporte, segundo os pilares do ideal olímpico.

- As principais ações da prefeitura nesse setor devem concentrar-se no Esporte para Todos, objetivando a massificação da prática atlética. O Estado não deve financiar o esporte de alto rendimento.  Deve assessora-lo, defende-lo, mas não é a prioridade. O esporte de alto rendimento é função da iniciativa privada. A prefeitura deve incentivar o esporte de base, a prática em larga escala, para que da quantidade, posteriormente, retire-se a qualidade.

- Inserir a educação física na grade escolar com a mesma relevância das demais disciplinas. Educação física é tão importante quanto português, matemática, história, ciências, geografia e outras. O professor de educação física não pode ser visto como “professor de segunda classe”. Valorizar o professor de educação física no sistema educacional da prefeitura.

- Certificar-se de que as escolas municipais possuem locais adequados para que boas aulas de educação física sejam ministradas. É importante criar nas crianças o gosto pela prática esportiva. Aulas de educação física dadas em espaços inadequados, não são aulas atraentes e podem gerar na criança desapreço pelo exercício físico.

- A prefeitura deve firmar convênios com o Estado, com as Forças Armadas, com Universidades, com entidades privadas, como SESI, SESC, que possuem excelentes instalações esportivas, que podem estar à disposição de alunos da rede pública municipal de ensino e da população em geral. A prefeitura deve aumentar a oferta de bons locais para praticar esportes e incentivar a população a fazê-lo.  Dar ao povo o esporte como uma opção concreta de lazer, com bons espaços disponíveis perto do trabalho e de casa. Dar aos alunos a oportunidade de praticar esportes em horários extra aula, oferecendo a eles algum tipo de incentivo na grade escolar. Esses convênios possibilitarão isso, já que aumentarão os locais para praticar esportes.

- Ter vontade política de desenvolver o esporte no município. O esporte não pode ser um apêndice do governo.

- Colocar as praças esportivas do município em funcionamento em horários alternativos, com iluminação e segurança, como foi feito em Nova York.

- Não dissociar o esporte dos demais setores do governo. Esporte é educação, saúde e meio ambiente. Essas Secretarias devem ter ações integradas.

- Tratar o esporte como questão de saúde pública.

- Manter o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa como um centro para o alto rendimento, mas adequar seus horários para que a população em geral também possa utiliza-lo para praticar esportes.

- Fazer parcerias com a iniciativa privada para melhoria e manutenção das praças públicas de esporte, para que o povo possa melhor usa-las, com professores capacitados e segurança.

Nenhum comentário: