segunda-feira, abril 24, 2017

Campeonato Mundial de Futsal para atletas com Síndrome de Down...


1º Campeonato Mundial de Futsal para atletas com Síndrome de Down

Por Allyson Bala

A cidade de Viseu fica localizada na região central de Portugal, distante 329 quilômetros da capital Lisboa, foi palco na última semana da primeira edição do campeonato mundial de atletas com síndrome de down.

O campeonato foi organizado pela FIFDS (Federação Internacional de Futebol Para Síndrome de Down) e foi regido pelas regras da FIFA. 

Algumas regras são especificas desse torneio, como por exemplo, cada equipe pode ter dois jogadores com síndrome de Down com mosaico.

No entanto, apenas um jogador pode estar em campo a qualquer momento.

Não é necessário ter nenhum jogador com a síndrome de Mosaic Down na equipe.

Os atletas com mosaicismo, sofrem menos no que diz respeito ao desenvolvimento físico, psicomotor e também o desenvolvimento cognitivo.

O campeonato foi disputado por quatro países, Portugal, México, Itália e África do Sul.

No sistema de pontos corridos onde todos jogaram contra todos.

Quis o destino que a última partida do campeonato entre Portugal e Itália fosse uma “final”, uma vez que a equipe portuguesa chegou a última rodada precisando de pelo menos um empate, enquanto a equipe italiana precisava vencer para sair com o título.

Os italianos desbancaram as vantagens dos portugueses e venceram pelo placar de 4 x 1, sagrando-se os primeiros campeões mundiais de futsal para atletas com síndrome de down e mosaicismo.

A seleção Brasileira foi convidada a participar do torneio, porém não conseguiu os recursos suficientes para que os atletas brasileiros fossem para Portugal, o valor total girava em torno de 290 mil reais.

A próxima edição do mundial acontecerá em 2018 na Itália e a edição de 2019 já está confirmada para acontecer aqui no Brasil. 


Nenhum comentário: