segunda-feira, abril 10, 2017

Lukas Podolski...

Lukas Podolski

Por Jaqueilton Gomes

Lukas Josef Podolski nasceu aos 04 de junho de 1985, em Gliwice na Polônia.

Imagem: Autor Desconhecido

Apesar de nascido em solo polaco, ele fez fama e ganhou o mundo se tornando uma estrela do futebol na vizinha Alemanha.

Com nacionalidade alemã, e morando no país desde os dois anos de idade, Podolski tornou-se uma das mais badaladas estrelas da seleção alemã de futebol.

Sua carreira no mundo da bola começou cedo.

Aos seis anos de idade ele já estava nas academias do FC 07 Bergheim e lá permaneceu até os 10 anos, quando se transferiu para o clube que se tornou a sua principal vitrine para o mundo, o 1.FC Köln, ou simplesmente Colônia.

Em novembro de 2003 Podolski fez sua estreia profissional com apenas 18 anos de idade. Naquela temporada, ele participou de 19 jogos e anotou 10 gols, marcando seu nome na história da Bundesliga, por ter os melhores números entre todos os jogadores com 18 anos que disputaram a primeira divisão da Liga Alemã.

Apesar de seus números expressivos na temporada de estreia, Podolski não conseguiu livrar o modesto Colônia do rebaixamento e teve que disputar a segunda divisão do Campeonato Alemão.

Se na liga principal seus números haviam sido tão bons, na 2 Bundesliga foram ainda melhores, ele atingiu a marca de 24 gols e foi o principal nome do retorno do Koln para a primeira divisão.

Mas antes disso, ele foi protagonista em mais um episódio da história do futebol alemão, tornando-se o primeiro jogador da segunda divisão a vestir a camisa da seleção nacional.

E isso aconteceu em um jogo contra a seleção da Hungria, dois dias depois de completar dezenove anos, em 06 de junho de 2004.

Ainda naquele ano ele disputou sua primeira competição oficial com a camisa da Alemanha, jogando a Eurocopa em Portugal.

No ano seguinte, Podolski continuava a encantar o mundo representando os alemães, e disputou a Copa das Confederações onde marcou três gols, com um deles marcado na derrota para o Brasil por 3 a 2 na semifinal da competição.

Sua jornada pela nacional estava apenas no começo e ele continuava voando em campo.

Foi com essa disposição que Podolski entrou para o grupo que disputou o principal campeonato de futebol do mundo no ano de 2006, na própria Alemanha.

Na Copa do Mundo, Podolski foi titular e com três gols marcados contribuiu para que a equipe chegasse ao terceiro lugar.

Naquela copa ele recebeu o prêmio de melhor jogador jovem, desbancando Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Paralelo ao seu sucesso na seleção, Podolski acumulava alguns fracassos pelos clubes onde passava, com exceção do Colônia onde sempre conseguiu ser protagonista com ótimas atuações.

A partir de suas boas atuações pelo modesto clube alemão, ele atraiu os olhos do poderoso Bayern de Munique.

O meia atacante chegou aos Bávaros para a disputa da temporada 2006-2007, logo após a Copa do Mundo.

Aquela era a primeira grande camisa do futebol mundial que ele vestia.

Mas as atuações não foram tão boas quanto se esperava, e com a concorrência dos artilheiros Luca Toni e Miroslav Klose, o espaço para Poldi se tornou escasso.

Com pouco espaço e insatisfeito depois de jogar até pelo Bayern B na terceira divisão do campeonato, Podolski voltou para o Colônia na temporada 2009-2010, e junto com a camisa já conhecida, voltou também o bom futebol. 

Em sua segunda passagem, ele permaneceu no Colônia por três temporadas, sendo que na última em 2011-12 mais um rebaixamento aconteceu para amargar o sabor de sua despedida.

Do Colônia, Podolski agora seguiu para outro grande clube do futebol mundial.

Desta vez ele desembarcou na liga mais badalada da atualidade, na Liga Inglesa Poldi jogaria no Arsenal.

No clube londrino sua carreira parecia finalmente ter encontrado o grande momento com uma importante camisa, e ele fez boas atuações no começo de sua passagem pela terra da rainha.

Mas logo vieram lesões que o colocaram numa situação semelhante a que ele havia vivido no Bayern, quando passou a não ser mais relacionados para as partidas, mesmo depois de recuperado de suas contusões.

A mesma insatisfação que Poldi havia demonstrado no clube bávaro, ele voltou a demonstrar no Arsenal, com até um tanto mais de intensidade.

E uma de suas declarações para a imprensa sobre a sua situação no time inglês, Podolski chegou a declarar que não era um palhaço e queria jogar.

Com essa declaração, a situação entre ele o técnico Arsene Wenger ficou insustentável, e o clube resolveu aceitar uma proposta de empréstimo que a Inter de Milão havia proposto pelo meia atacante alemão.

Agora a missão do alemão tinha novo endereço, e em janeiro de 2015 ele desembarcou em Milão para cumprir um contrato de empréstimo por um ano.

Mais uma vez a passagem não rendeu o que se esperava dele, e o contrato que era de um ano se rompeu em seis meses, quando Podolski foi devolvido ao Arsenal depois de participar de 18 partidas marcando apenas um gol pela Inter de Milão.

De volta aos Gunners, ele não permaneceu lá muito tempo, pois já havia uma proposta lhe esperando do Galatasaray que prontamente foi aceita pelo clube inglês.

Acabava aí o ciclo do alemão no Arsenal.

Em quatro de julho de 2015, Podolski foi anunciado no clube turco onde está até hoje com um retrospecto melhor que nos seus dois últimos times.

Em sua conturbada carreira, Podolski ainda disputou mais duas Copas do Mundo, 2010 na África do Sul e 2014 no Brasil, onde se sagrou campeão e conquistou uma infinidade de fãs, principalmente flamenguistas depois de posar algumas vezes para as câmeras vestindo a camisa do rubro negro carioca.

No dia 22 de março, Podolski fez sua última apresentação com a camisa da Seleção Alemã.

Em um jogo amistoso contra a Inglaterra, ele foi a campo com a faixa de capitão no braço, e chamou a responsabilidade fazendo brilhar sua estrela marcando o gol do triunfo alemão sobre os ingleses por 1 a 0. 

E assim findou-se a passagem de Lukas Podolski pela Seleção da Alemanha.

Por outro lado, sua carreira em clubes continuará e apesar de ser querido na Turquia, sempre aparecendo com boas atuações, Podolski já tem data marcada para deixar o Galatasaray.

A partir de julho desse ano ele irá defender o Vissel Kobe do Japão.
 
Poldi mesmo anunciou a sua decisão através de suas redes sociais, e entre as palavras destacamos esse trecho:

“Não é uma decisão contra o Galatasaray, é uma decisão que tomei para um novo desafio, e vou explicar melhor quando chegar a hora certa”.

Podolski tem 31 anos e muitos altos e baixos em sua carreira, e nessa montanha russa ele conseguiu o título mais importante do futebol que é a Copa do Mundo, por isso ele merece um lugar de destaque na história do futebol alemão e mundial. 

Nenhum comentário: