sábado, abril 01, 2017

O vídeo arbitragem veio pra ficar...

Imagem: Autor Desconhecido


Êxito da vídeo arbitragem terá resultados determinantes na modernização do futebol

Por Oscar Cowley Forner – Repórter do programa “Universidade do Esporte” da Universitária FM – 88,9

Os confrontos internacionais desta semana na Europa trouxeram boas notícias para aqueles que são adeptos a modernização do futebol, e ruins para os defensores do bom e velho futebol com polêmicas.

Em partida disputada entre as seleções da França e Espanha na última terça-feira (28), em Saint Denis, o VAR (Vídeo Assistant Referee), ou vídeo arbitragem como conhecemos no Brasil, teve um papel determinante na vitória dos espanhóis por 2 a 0 em solo francês e agradou bastante os dirigentes da FIFA.

No minuto 47 do segundo tempo, o lateral da França, Jallet, lançou uma bola na área que foi rematada por Tolisso (já em condição de impedimento) que de primeira deu uma cabeçada que serviu como assistência ao gol de Griezmann (também em impedimento).

Rapidamente, os franceses, sem saber que o gol seria invalidado, foram comemorar com seus torcedores o primeiro gol da partida.

As televisões já passavam as repetições e o locutor do estádio gritava o nome do seu atacante junto com a torcida local quando, apenas 30 segundos depois, o juiz invalidou o gol. 

Exatamente 20 minutos depois, Deloufeu, novidade na convocatória da Espanha, entrou na área e sofreu um claro pênalti do zagueiro gálico, Koscielny, dando a oportunidade de Silva fazer o primeiro gol (válido) do jogo.

Apesar de ser um lance que não gerou muitas dúvidas, o juiz consultou com seus assistentes do VAR e apontou para o microfone como resposta as reclamações dos franceses.

Ainda houve espaço para mais polêmica (ou falta dela) no segundo gol da seleção espanhola.

Novamente Deloufeu, que foi a surpresa partida, bateu o goleiro Lloris depois de um belo passe de Jordi Alba num lance que inicialmente parecia indicar que o jogador estava impedido.

Porém, mais uma vez a vídeo arbitragem estava lá para corrigir o erro (já que o bandeirinha tinha invalidado o gol) e consolidar a vitória da Espanha e a dos adeptos a modernização do futebol.

A nova tecnologia já tinha se mostrado ineficiente durante o mundial de clubes do ano passado, quando os árbitros demoravam demais para tomar as decisões tendo em vista que eles mesmos analisavam as câmeras, atrapalhando o fluxo do jogo. 

Contudo, os responsáveis pelo VAR souberam buscar soluções para se adaptar melhor ao futebol e, ao que tudo indica, o êxito deste novo modelo deve deixar de ser novidade em breve.

Os principais dirigentes da FIFA, como Infantino, Collina e Van Basten vêm apostando forte no “futebol moderno” para poder oficializar o VAR, quem sabe, para a próxima Copa do Mundo.

Amantes do velho futebol ou não, é preciso admitir que a vídeo arbitragem surpreendeu pela eficiência e rapidez das decisões.

O recurso mostrou ser determinante numa partida que poderia ter acabado com vitória injusta para a França e fez a justiça que tantos torcedores pedem durante as partidas.

A pergunta que fica é: o que será do futebol sem polêmica?

Nenhum comentário: