sexta-feira, maio 05, 2017

Buffon não é só um grande goleiro, é um homem fantástico...

Imagem: Autor Desconhecido


“Em um belo dia pós-vitória, meus pensamentos estão com nossos primos do Toro. Com seus torcedores, e os gloriosos jogadores que trouxeram orgulho à nação e à fé granata. A homenagem a vocês é eterna, os campeões do Grande Torino, e perdoe aqueles que são responsáveis por atos sem nenhuma qualidade, que ridicularizam ou desrespeitam vocês nos dias de hoje, depois de quase 70 anos que vocês faleceram”.

“As vítimas estão mortas, elas não estão incomodando ninguém. Elas devem ser deixadas em paz e ser respeitadas. As vítimas têm esposas, filhos e netos, e proporcionar a eles um outro sofrimento terrível, depois de tudo que eles já sofreram, é desumano. A rivalidade, a provocação, a esportividade… A vida te dá um monte de sentimentos. Alguns dele são nobres, outros nem tanto. Mas quando você escreve faixas sem decoro e impróprias, provavelmente sem consciência plena do que está fazendo, você está mais morto do que os mortos. Me provoca raiva e desgosto ver nossos 39 anjos da tragédia de Heysel sendo torturados até hoje. Não nos deixe sucumbir às mesmas falhas”.

“Somos homens, precisamos nos distinguir se quisermos semear algo duradouro e construtivo para a humanidade que está atormentada. Não podemos nos contentar em ser medíocres e vis apenas para compensar um pouco do aqui e do agora. Em algumas situações, é melhor ser a vítima do que ser quem atormenta, porque quem atormenta será condenado pela vida a rastejar pelo inferno de suas vazias existências. As vítimas sofrerão no momento, mas depois elas perceberão que ser diferente de quem atormenta dará força a elas e segurança para que baseiem suas vidas em valores autênticos e se tornem portadores de beleza, consciência, respeito e lealdade; sem excluir qualquer concorrência ou rivalidade”.

“Torcedores da Juve, eu me dirijo a vocês porque sei que posso depois de tudo que passamos juntos. Torcedores da Juve, me permitam ter muito orgulho de vocês, porque se nós pararmos para pensar e realmente acreditarmos no que ‘lo stile Juve’ representa, e nos valores absolutos que nos caracterizam, é inconcebível traduzir e violar os sentimentos daqueles que sofreram e ainda estão sofrendo. Nós não insultamos afeição, sentimentos e memórias. Um abraço a todos que acreditam que mesmo – e especialmente – no esporte, é necessário sermos homens de honra. Hoje, amanhã, sempre e para sempre: fino alla fine”.

Este é o texto que Buffon publicou em sua página no Facebook condenando o ato de vandalismo praticado por torcedores da Juventus, seu clube, que picharam com frases de deboche o memorial aos mortos do acidente aéreo de Superga, ocorrido em 1949 e que matou todos os passageiros que estavam a bordo: os jogadores do chamado Grande Torino...

As pichações aconteceram, ontem, no último dia 4, data em que se comemora o aniversário da tragédia.

Nenhum comentário: