domingo, maio 28, 2017

Champions League: Os preços disparam às vésperas da final...

Imagem: Diário AS



Cardiff: acampar para ver final da Champions

Não há mais voos regulares para a capital do País de Gales, que, sem leitos de hotéis para todos, terá que montar um enorme camping para abrigar os torcedores

Por Pablo Vande Rusten e Pablo Pérez

Voar no fim de semana de 2 a 4 de junho de Madri para Nova York custa 411 euros (1.400 reais); para Bangkok, 609 (2.070 reais).

Outros destinos de longa distância, como Tóquio e Pequim, saem por 575 (1.955 reais).

Mas pegar um avião nesse período da Espanha para Cardiff, sede da final da Champions League entre Real Madrid e Juventus, custava 810 euros (2.755 reais) há uma semana.

Custava, porque já não há mais voos diretos.

A essa altura, a única opção para chegar sem escalas à capital do País de Gales é ir de voo fretado.

Mas esse é só o primeiro inconveniente que os torcedores enfrentam por causa da decisão da UEFA de escolher Cardiff como palco da final da Champions.

A magnitude do encontro levou a Federação Galesa de Futebol a realizar um estudo minucioso sobre o número de alojamentos reservados em Berlim e Milão, cidades que sediaram as duas últimas finais da Champions.

Com base no relatório da própria federação, as autoridades perceberam que a oferta hoteleira de Cardiff era insuficiente para hospedar a quantidade de torcedores.

O informe concluiu que, para poder cobrir toda a demanda, a cidade precisaria de outros 50.000 quartos de hotel.

Ante essa situação, a empresa Camping Ninja, que organiza acampamentos temporários ao redor de eventos esportivos, viu a oportunidade de aumentar a oferta de alojamentos na cidade.

Com experiências em eventos tão grandes quanto os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e os Jogos da Commonwealth de Glasgow 2014, a firma decidiu montar o Camp Cardiff entre 31 de maio e 5 de junho.

Hoje, esse camping lidera as recomendações feitas pela UEFA através do aplicativo oficial lançado para ajudar os torcedores a preparar sua viagem.

“É um camping situado em Pontcanna Fields, no interior do perímetro urbano. Está a 20 minutos a pé do estádio e do centro da cidade”, descreve a UEFA no app.

“Terá barracas com cama, travesseiro, roupa de cama e tudo o que for preciso para uma estada confortável e tranquila. ”

13.600 reais por um ônibus

Passar a noite numa barraca básica do acampamento custa a partir de 90 euros (306 reais) por pessoa.

Para quem quiser mais comodidades, os preços do pernoite superam os de hotéis cinco estrelas de Madri, como o Ritz e o Eurostars.

As opções mais luxuosas de Camp Cardiff, que promete oferecer uma zona com banheiros de alta qualidade, clube social, café da manhã e tomadas grátis, vão de 400 a 500 euros (1.360 a 1.700 reais).

Os torcedores dos dois times finalistas compartilharão o espaço, já que a empresa decidiu não separá-los.

“O estudo sugere que é muito mais seguro para os torcedores estar juntos. Trabalharemos com a Polícia de Cardiff e com as duas equipes para evitar problemas”, diz um porta-voz da Camping Ninja.

 As cidades de Bristol e Swansea, a cerca de 70 quilômetros (uma hora de trem) de Cardiff são as alternativas mais comuns.

Ali a UEFA alojará os jornalistas, aos quais não foram oferecidos quartos na capital.

Mas o evento também disparou os preços dos traslados.

“Eles pedem 4.000 euros (13.600 reais) para o aluguel de um ônibus completo, quando o preço médio na Europa gira em torno dos 500 euros (1.700 reais) ”, lamenta o presidente de La Gran Família.

Nenhum comentário: