quarta-feira, maio 17, 2017

Nada é mais divertido que torcer ao lado de meu pai...




Meu pai, o torcedor...

Por Ícaro Carvalho - repórter do "Universidade do Esporte" da 88,9 - FM Universitária

Quando o adversário abriu o placar aos três minutos de jogo, em Currais Novos minha cidade, meu pai, um homem com pouco mais de 40 anos sentiu um calafrio na espinha.

Mas, meu pai é meu pai e, logo arrumou culpados pelo tento do rival:

“Goleiro fraco”;

“O treinador escalou errado”;

“Negócio que dá ódio é torcer pra esse time”.

Porém, o mais interessante no torcedor habita em meu pai, e que em nada difere dos outros tantos milhões de torcedores de futebol, é todos indistintamente trucidam sem piedade a coerência...

Antes eram os elogios à equipe:

“Estamos numa boa fase”;

“Tem que ganhar hoje”;

“Só sossego com a vitória”.

Incoerência e idas e vindas fazem qualquer partida ao lado de meu pai ser algo inesquecível.

Os muxoxos e as reclamações em alto e bom som, convivem, sabe-se lá como, com piques de alta confiança.

“A gente vai ser campeão, não tenho dúvidas. Mas pô, levar um gol com três minutos, esses caras querem acabar comigo”.

Vem o segundo tempo e meu pai permanece o mesmo.

O rival continua dando as cartas e ele ansioso espera que seu escrete comece a lutar pelo empate que lhe dará o título.

Com o passar do tempo, o torcedor, dá lugar ao “treinador que desde sempre deteve o certificado emitido pela FIFA...

Meu pai já não reclama, aponta os erros:

“Estamos sem meio campo”;

“O 9 não tá com nada hoje”.

De repente, o time melhora.

Arrisca alguns chutes, cria chances, ganha volume de jogo.

Meu pai exultante abraça minha irmãzinha, que na esperança de vê-lo feliz, retribuiu o abraço ainda mais forte.

Desesperado, faz promessas, enquanto a abraça...

“Se a gente for campeão, dou um celular novinho a você”.

Do nada, minha irmã, que sempre foi alheia aos embates futebolísticos vira a mais apaixonada torcedora.

Vem o gol de empate e logo depois o gol do título...

Meu pai vibra, mas por um momento, para, pensa e solta essa pérola: “o troféu veio, mas me lasquei, o prejuízo vai ser grande”.

Dali para frente, ele se junta as comemorações efusivas que tomaram conta da cidade.

Meu pai já não era o torcedor ou o “treinador”, era um “menino” no meio dos carros...

Descalço, com toalha do time nas costas, cerveja na mão, “canta” aos berros o hino do clube do coração.

Compra mais cerveja, tira foto com desconhecidos e feliz da vida acaba na casa da minha avó que tem mais de 80 anos e a carrega nos braços, enquanto com passos desajeitados dança a dança da felicidade...

Nem liga quando alguém o alerta...

“Cuidado, ela não pode ter essas agitações!”

Meu pai não está nem aí…

Seu clube é campeão mais uma vez…

No fim dos festejos meu pai volta para casa e vai dormir abraçado com a alegria.

Dormirá, não um sono qualquer, mas sim, o sono de um campeão.

Eu, o observo e penso...

Não há nada como assistir a uma partida do Flamengo ao lado de meu pai - ele se transforma, se transtorna, sofre, ri, reclama, grita, xinga e ama...

Ama e me faz amá-lo ainda mais.

Nenhum comentário: