terça-feira, junho 27, 2017

A sutilidade das redes sociais no futebol...

A sutilidade das redes sociais no futebol

Por Oscar Cowley, repórter do “Universidade do Esporte” da 88,9 FM Universitária

As redes sociais se firmaram em nosso mundo, isso não é notícia.

Porém, no futebol estas novas plataformas midiáticas viraram ferramentas estratégicas.

Além de servir como promoção da própria imagem, são aproveitadas para realizar desabafos, críticas, insinuações e até chantagens.

Sim, chegamos a esse ponto...

Se trata de uma nova prática que está se tornando cada vez mais comum.

Muitos jogadores quando estão insatisfeitos com seus times, seja porque querem um salário maior, jogar mais ou simplesmente estão carentes de atenção, começam a utilizar suas redes sociais para, de uma forma sutil, mostrar seu descontentamento.

Afinal, que outro dispositivo possibilita a circulação pública das tão famosas indiretas?

E o pior, estas atividades se tornaram notícia nos principais meios esportivos de futebol no mundo.

Durante a passada temporada, vez por outra o jornal MARCA, da Espanha, divulgou matérias inteiras acerca das curtidas de Griezmann ao perfil do Manchester United, no Instagram.

O francês vinha sendo relacionado ao time inglês durante o ano inteiro e, certamente com o intuito de mostrar que estava interessado, começou a paquerar com seu pretendente por meio das redes sociais.

Este não foi o único caso.

Recentemente, o atacante Alvaro Morata do Real Madrid, que chegou a demonstrar diversas vezes sua frustração por ser reserva de Benzema, aderiu a nova prática.

E claro, não passou desapercebido pelos meios esportivos.
E, para que não digam que sou exagerado, o mesmo jornal citado anteriormente dedicou uma matéria inteira esta semana ao seguimento da mulher de Morata, Alice Campello, ao perfil do Manchester United.

“A mulher de Morata começa a seguir o United no Instagram: os boatos são reforçados”.

O aplicativo também vem sendo utilizado para pressionar a direção dos times.

Algumas temporadas atrás, em meio a renovação conturbada do zagueiro e capitão Sergio Ramos, surgiram especulações de um princípio de divergências entre o jogador, que queria um salário maior, e o presidente, que se recusava a ceder.

De forma quase instantânea, o nome do zagueiro espanhol começou a ser ligado a alguns dos times mais poderosos da Europa.

E, como fazer uma declaração à imprensa poderia trazer consequências muito negativas na renovação, a estratégia utilizada foi curtir o perfil do time que mais o interessou para intimidar a direção do Real.

E funcionou...

Os jornais foram à loucura com a demonstração de interesse de Sergio Ramos (será que é isso que as pessoas pensam quando curto suas fotos?) por outro time e, pouco tempo depois, o contrato de renovação estava assinado.

Não pensem que os afetados são só os clubes, nos torcedores também somos criticados nas redes sociais.

Perguntem ao Montillo, do Botafogo, que desabafou com muito “respeito” contra a torcida botafoguense, a quem dedicou a frase: “xingar desde um sofá é muito fácil”.

Assim, as redes sociais também passaram a se firmar como o inimigo número um, das assessorias de imprensa dos times de futebol, uma vez que não há como restringir a liberdade dos jogadores de frente para o telefone.

Se, como dizem, jornalista não dorme, agora ficou mais difícil ainda.

Quantas vezes vimos jogadores colocarem algo de cabeça quente em alguma rede social e minutos mais tarde a mensagem ser apagada?

Digamos, para não generalizar, que em 99,9% das vezes tem um assessor por aí acordado que aconselhou o jogador a retirar a mensagem.

Então amigos, fiquem atentos as suas redes!

Os deixo com uma notícia bombástica, ontem à noite a vizinha de Leo Messi, em Barcelona, curtiu uma foto da página do Betis...

Estou com os dedos cruzados!






Nenhum comentário: