sexta-feira, junho 16, 2017

Que tal 'zicar' a Copa do Mundo da Rússia?

Brinquemos de ‘zicar’ a Copa do Mundo da Rússia

Por Oscar Cowley, repórter do programa “Universidade do Esporte” da 88,9 FM Universitária

Em 365 dias, mais precisamente no dia 14 de junho de 2018, será dada a largada para a Copa do Mundo da Rússia.

E, já a partir de agora, darei minhas previsões sobre quais times podemos esperar ver daqui a exatamente um ano.

Comecemos pela Oceania.
Nova Zelândia e Ilhas Salomon, campeões de seus grupos, disputarão uma eliminatória para saber quem se enfrentará na repescagem ao 5° colocado das eliminatórias da América do Sul (atualmente a Argentina).

A Austrália, principal potência futebolística do continente, decidiu se afiliar a Confederação Asiática, em 2006.

Segundo a federação, a baixa competividade da Oceania vinha prejudicando o rendimento da seleção nas Copas do Mundo, motivo pelo qual optaram pela mudança.

Seja qual for a seleção sul-americana que enfrente, muito provavelmente, a Nova Zelândia na repescagem, terá um jogo facílimo pela frente e estará no torneio do próximo ano sem muitas dificuldades.

Na Ásia, por sua vez, já temos uma seleção classificada, o Irã.

Treinado pelo português Carlos Queiroz, os iranianos estão invictos em um grupo com a Coréia do Sul, que deve ser a próxima classificada.

A Síria, que atualmente se encontra em uma devastadora guerra civil, tem chances de classificação para a eliminatória que decidirá quem disputará a repescagem contra o 4° colocado da CONCACAF.

No outro grupo, o Japão corre sério risco de perder a vaga direta, uma vez que enfrenta a Austrália, atualmente 3° colocada, na última rodada.

Ainda assim, acredito que os classificados da Ásia serão, fora o irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Japão e Austrália (este eliminando o Uzbequistão no confronto entre os 3° colocados para ver quem disputa a repescagem).

Pela CONCACAF ainda faltam quatro jogos para decidir os classificados, porém, como já era de se esperar, o México lidera o grupo e deve garantir, junto com a Costa Rica e os Estados Unidos, a vaga direta.

Na disputa pela repescagem, meu palpite vai para o Panamenhos, tendo em vista que se encontram dois pontos à frente de Honduras, que ainda tem por enfrentar os três primeiros colocados.

Caso esse prognóstico se concretize, teremos uma repescagem entre Austrália e Panamá, na qual, simplesmente por tradição em disputa de mundiais e pelo inacabável Tim Cahill, vejo os australianos como favoritos.

Seguimos para a América do Sul.

Antes da chegada de Jorge Sampaoli teria cravado que a Argentina ficaria na repescagem ou inclusive pior, mas não há dúvidas, como foi possível ver no jogo contra o Brasil (apesar das ausências), de que o jogo de nossos “Hermanos” mudou e deve garantir sua vaga direta. 

A canarinha está classificada e, na minha humilde opinião, é favoritíssima para a Copa do Mundo.

Apesar disso, cabe fazer uma reflexão se tanta pressão pode prejudicar a seleção brasileira.

Bom, eu lembro de um certo 7 a 1 que talvez comprove minha teoria.

Afinal, em um ano muita coisa pode mudar, só olhar para a classificação Brasileira antes de Tite.

Isso nos deixa com apenas duas vagas (diretas) para quatro seleções: Equador, Uruguai, Colômbia e Chile.

Os uruguaios possuem um calendário teoricamente fácil.

Fora a Argentina, os demais confrontos são contra times praticamente desclassificados para a copa.

Já a Colômbia reencontrou o bom futebol com a volta do Falcão.

Então, fico com estes dois para as vagas diretas e o Chile na repescagem (possivelmente contra a Nova Zelândia).

Na Europa nos encontramos com um dilema, já que a inexplicável divisão de grupos para as eliminatórias pode deixar fora várias seleções fortes (e até campeãs do mundo).

Temos grupos com Sérvia e Irlanda como principais times, e outros, com duas campeãs mundiais, como o da Espanha e Itália.

Se as eliminatórias acabassem hoje, teríamos na repescagem seleções como Portugal, França e Itália, que se enfrentariam entre si, sem contar a Holanda, que estaria eliminada.

Ainda assim, acredito que a única grande seleção que deve ficar fora da copa será a Holanda, uma vez que está passando por uma fase de renovação na equipe e se encontra como terceira colocada no grupo com França e Suécia. 

Pelo grupo G, Espanha e Itália estão empatados de pontos e, ao que tudo indica, decidirão a primeira colocação no próximo dia 2 de setembro, em solo espanhol.

O empate deixará a fúria em 1° lugar.

Por isso, e somente por isso (não há patriotismo envolvido) aposto na Espanha.

A Portugal do Cristiano Ronaldo, deve ter que decidir na última rodada das eliminatórias contra a Suíça para garantir a vaga direta.

O time suíço é bastante atrativo e vêm melhorando com o passar dos anos.

A seleção portuguesa, apesar da conquista da Eurocopa, ainda não passa a sensação de ser uma seleção favorita ao título.

Antes disso, porém, deve tratar de se classificar, o que não vejo acontecendo sem passar pela repescagem.

A França, apesar do tropeço (e que lambança de Hugo Lloris) contra a Suécia no último minuto, continua como favorita para a primeira colocação.

E, conseguindo a classificação, a vejo com favorita junto ao Brasil e a Alemanha.

E aí, ‘ziquei’? 

Nenhum comentário: