sábado, novembro 18, 2017

Surpresas e decepções das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018...



Surpresas e decepções das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018

Por Dyego Lima

Com o fim das eliminatórias/repescagens, a Copa do Mundo de 2018, sediada na Rússia, já conhece seus 32 participantes.

Aos classificados, restam apenas realizar os últimos ajustes e testes em amistosos e definir a lista de 23 jogadores convocados para a disputa do Mundial.

No entanto, o sistema de disputa por vagas proporcionou grandes histórias.

Países com menos tradição carimbaram suas vagas e potências acabaram sucumbindo.

Assim, listaremos aqui cinco grandes surpresas e decepções que acabaram ocorrendo na disputa por uma vaga no Mundial da Rússia.

     Decepções

Holanda

Apesar de nunca ter sido campeã, a Holanda é um país de muita tradição, sendo finalista nos Mundiais de 1974, 1978 e 2010, além do 3° lugar na Copa de 2014 no Brasil.

A seleção holandesa acabou eliminada ainda na primeira fase das eliminatórias europeias.

Passando por um processo de reconstrução, os holandeses ficaram em terceiro no grupo A, atrás de França e Suécia.

E, chegaram à última rodada precisando de um 7x0 contra os suecos para garantir vaga na repescagem, mas, como era de se esperar, não conseguiram (ficaram 2x0).

É a primeira vez desde 2002 que os holandeses não irão disputar o Mundial.

Itália

Outra grande potência, a seleção italiana possuiu quatro títulos de Copa do Mundo: 1934, 1938, 1982 e 2006.

Além disso, dois vice-campeonatos, em 1970 e 1994.

Também passando por um processo de reformulação, a equipe então comandada por Gian Piero Ventura acabou em segundo lugar no grupo G das eliminatórias europeias, atrás apenas da Espanha.

Com a vaga na repescagem, o sorteio indicou o embate ante a Suécia por uma vaga no Mundial da Rússia.

Com a derrota por 1x0 em solo sueco e um 0x0 em casa, os italianos acabaram eliminados.

Estarão fora do Mundial pela primeira vez desde 1958.


Chile

O sucesso da seleção chilena é mais recente.

Campeã da Copa América em 2015 e da Copa América Centenário em 2016, possuiu também o vice-campeonato da Copa das Confederações de 2017.

Com a saída do técnico Jorge Sampaoli e uma grande geração (Aléxis Sanchez, Arturo Vidal, Eduardo Vargas, Valdívia, entre outros) já em idade avançada, os chilenos não conseguiram engrenar nas eliminatórias sul-americanas.

Acabaram em sexto lugar, não conseguindo sequer a vaga na repescagem.

Iriam para seu terceiro Mundial consecutivo, algo inédito na história do país.

Estados Unidos

O futebol como nós entendemos é algo relativamente novo no país, e a MLS, liga de futebol local, surge como uma maneira de alavancar o esporte nos Estados Unidos.

Apesar disso, a Seleção Americana já colhe bons frutos, alcançando as quartas-de-final em 2002 e as oitavas em 2014, e sendo a principal seleção da América do Norte ao lado do México.

Nas eliminatórias da CONCACAF (que além da América do Norte, abrange também a América Central e Caribe), chegou à última rodada dependendo apenas de si contra a já eliminada e último colocado Trinidad & Tobago para garantir a classificação.

Acabou derrotada por 2x1, e com as vitórias de Panamá e Honduras, não foi sequer à repescagem.

Fica de fora do Mundial pela primeira vez desde 1986.

Costa do Marfim

Apesar de não contar mais com Didier Drogba e Yaya Touré, suas duas grandes estrelas, a seleção marfinense tinha tudo para vencer a disputa contra Marrocos, Mali e Gabão no grupo C das eliminatórias africanas e garantir a vaga na Copa.

Na última rodada, jogava em casa e precisando da vitória contra Marrocos para carimbar o passaporte.

Foi derrotada e viu os marroquinos conquistarem o lugar na Rússia.

Volta a ficar fora do Mundial após participar das últimas três edições.

Surpresas


Islândia

Grande sensação da Eurocopa de 2016, não só por ter chegado às quartas-de-final, mas também pelo haka, seu famoso grito viking junto à torcida, a Islândia tornou-se o menor país a conseguir classificação para uma Copa do Mundo.

Possui cerca de 320 mil habitantes, além de ter apenas 100 atletas registrados profissionalmente.

Garantiu a liderança do grupo I das eliminatórias europeias ao bater Kosovo na última rodada, deixando para trás Croácia e Ucrânia e garantindo classificação direta para a Rússia.

Cabe a Gunnarsson liderar a equipe em sua primeira participação em Copas do Mundo.

Suécia

Já sem a grande estrela Zlatan Ibrahimovic (que já cogita o retorno à seleção após a classificação sueca ao mundial), a Suécia apresentou um bom futebol em termos coletivos, eliminou duas potências e por isso figura aqui.

Terminou na segunda colocação do grupo A das eliminatórias europeias, eliminando a Holanda e garantindo vaga na repescagem para enfrentar a Itália.

Após uma vitória em casa e um empate fora, deixou a Azzurra pelo caminho e carimbou o passaporte rumo à Rússia, retornando ao Mundial após 12 anos.

Panamá

Mais uma estreante em Copas do Mundo, a seleção panamenha garantiu a vaga na Rússia de maneira heroica e emocionante.

Chegou à última rodada das eliminatórias da CONCACAF na zona de repescagem, e poderia classificar-se de forma direta em caso de vitória contra a já classificada Costa Rica, combinado à um tropeço dos Estados Unidos contra Trinidad & Tobago.

O gol de Román Torres aos 42 do segundo tempo garantiu a vitória por 2x1, e com a derrota americana pelo mesmo placar, deu ao Panamá a vaga direta ao Mundial de 2018.

Egito

Apesar de ser a maior campeã da Copa Africana de Nações, a seleção egípcia participou apenas de dois Mundiais: 1934 e 1990.

Com um gol de pênalti de Mohamed Salah aos 50 do segundo tempo, o Egito bateu o Congo por 2x1 e garantiu a liderança do grupo E das eliminatórias africanas com uma rodada de antecedência, eliminando a então favorita Gana e retornando à Copa do Mundo após 28 anos.

Marrocos

A seleção marroquina retorna ao Mundial após 20 anos e vai para a sua quinta participação, tendo como melhor resultado as oitavas-de-final em 1986.

Na última rodada das eliminatórias africanas, venceu fora de casa a favorita Costa do Marfim por 2x0 e garantiu a vaga no grupo C.

Nenhum comentário: