quinta-feira, julho 19, 2018

Hoje é o Dia do Futebol...

Imagem: Autor Desconhecido

19 de julho, Dia Nacional do Futebol

Por Junior Lins, repórter do Universidade do Esporte

Há exatos 118 anos, foi fundado o clube mais antigo em atividade do futebol brasileiro, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul.
Portanto, o dia de hoje, 19 de julho, foi escolhido no ano de 1976 pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para celebrar o dia nacional do Futebol.

COMO O BRASIL CONHECEU O FUTEBOL

O esporte mais popular do mundo chegou ao Brasil em 1894, quando Charles Miller, que estudava na Inglaterra, trouxe de lá uma bola e um conjunto de regras.
Em 1895, ocorreu em São Paulo o primeiro jogo de futebol no Brasil, entre funcionários de empresas inglesas, a Companhia Ferroviária de São Paulo, time de Miller, contra a Companhia de Gás de São Paulo.
A partida terminou em 4 a 2 para a Companhia Ferroviária.
No início, o futebol chegou como esporte de elite, mesmo sendo já jogado por operários nas fábricas da Inglaterra.
Adentrou ao território brasileiro por estudantes de classe alta que vinham de terras inglesas.
Desta forma, era de acesso restrito às camadas mais pobres e negros, que, a princípio, podiam apenas assistir aos jogos.

O FUTEBOL E O PRECONCEITO

O cenário preconceituoso no futebol foi mudando aos poucos.
Em 1900, um dos fundadores da Ponte Preta era Miguel do Carmo, um negro, considerado o primeiro negro do futebol brasileiro.
Já na história, o considerado primeiro negro na história futebolística se chama Andrew Watson, nascido na Guiana, filho de um barão com uma ex-escrava.
Ele jogou futebol pela sua Universidade até em 1880 acertar sua transferência para o Queen’s Park, equipe que era grande potência na época.
Porém, a inserção de negros e de pessoas de classe inferior no futebol brasileiro, ocorreu com mais frequência no início da profissionalização do esporte aqui, em 1933.
Clubes como Vasco e Bangu, também reivindicam o posto de pioneiro na inserção de negros no futebol brasileiro, mas, independentemente de quem realmente foi pioneiro, a importância deles na inclusão e no crescimento do esporte é indispensável.
O considerado por muitos, maior jogador de todos os tempos, Pelé, é negro, imagina só o quanto perderíamos no esporte se mantivéssemos essa cultura preconceituosa?
Essa pratica existe até hoje, porém o futebol mostrou e mostra que, no campo, as únicas diferenças são se você é bom ou mau jogador. 
Seleções com grande índice de inclusão de imigrantes e descendentes deles vêm servindo como exemplo.
A França, campeã mundial de 2018, é uma grande prova disso, boa parte de sua equipe é formada por descendentes de imigrantes.

BRASIL, O PAÍS DO FUTEBOL

Em 1958, com o título da Copa do Mundo e o início do reinado de Pelé, com apenas 17 anos, o Brasil começava a se tornar o país do futebol, vencendo a Copa seguinte, em 1962, e mais 3 mundiais (1970,1994 e 2002).
Após 124 anos da chegada deste esporte no país, a seleção brasileira é a maior campeã de copas do mundo, única pentacampeã.
Nosso país é também o maior exportador de jogadores e, segundo um estudo recente do CIES Football Observatory, são mais de 1.200 brasileiros que jogam no exterior.
Além dos 5 títulos mundiais e da grande exportação de atletas, tivemos atuações geniais de Pelé que o deram o título de “Rei do Futebol”.
Jogador vencedor de 3 Copas, visto como maior de todos os tempos, atleta com mais de 1.000 gols, não dá para falar de futebol e não lembrar do rei.
Grandes atuações de nossas seleções e de nossos jogadores em grandes clubes da Europa não deixam dúvidas de que realmente somos o país do futebol.

Nenhum comentário: