Veja quanto dinheiro a Globo
ganha com o Brasileiro
Por Rodrigo Mattos
A disputa entre a Globo e o
Esporte Interativo pelos direitos do Brasileiro-2019 gerou uma questão: qual o
valor de mercado da competição?
Para responder essa pergunta, é
necessário entender quanto de dinheiro o campeonato gera para a emissora.
Por isso, o blog fez uma apuração
e levantamento de como a Globo ganha com o Nacional.
Primeiro, não é possível chegar a
um número absoluto de faturamento com futebol.
A Globo se recusa a abrir dados
de seus negócios, procedimento padrão em outras emissoras.
Mas é viável determinar a ordem
de grandeza dos ganhos globais com dados revelados a clubes ou ao mercado.
O modelo de negócios de futebol
da Globo implica em um pacote entre 95 e 100 datas de futebol em TV Aberta por
ano – são 280 jogos transmitidos para diferentes praças.
Outros 76 jogos do Nacional
passam no Sportv, dois por rodada.
E todas as 380 partidas da
competição são incluídas no pay-per-view.
Para isso, em 2015, a Globo
investiu um total de R$ 1,3 bilhão em direitos de transmissão do futebol
consideradas todas as competições e para todas as mídias.
Houve reajuste considerável para
2016 e esse deve ser o valor total aproximado pago apenas pelo Brasileiro.
Com exceção do Paulista, com
valor acima de R$ 70 milhões, nenhuma outra competição gera custa alto para a
emissora, mesmo Libertadores e Copa do Brasil.
Há ainda custos de operação: uma
transmissão de jogos custa um máximo de R$ 50 mil com a contratação de uma
produtora, a Casablanca atende a maioria das emissoras.
A emissora informou ter
transmitido 1.700 jogos ao vivo em todo o grupo, sendo que boa parte deles é de
campeonatos do exterior.
Mesmo incluída a produção para
todos, o custo máximo seria de R$ 85 milhões para todas as transmissões.
Há ainda gastos menores para
comercializar o pay-per-view.
Somado tudo, o custo da emissora
com direitos do futebol, mais a operação, não chegará nem perto de R$ 2 bilhões
neste ano.
E os ganhos são muito maiores
como se vê a seguir:
TV Aberta
São seis as cotas de publicidade
do futebol da Globo.
Cada uma foi negociada por R$
245,7 milhões, o que leva o ganho anual a R$ 1,474 bilhão.
Esse valor cresceu 83% em cinco
anos, muito acima da inflação.
Há outras 11 cotas participação
vendidas a patrocinadores grandes como a Nissan, cujos valores não são
revelados.
Ou seja, só com o montante obtido
com TV Aberta a emissora praticamente iguala o valor investido anualmente no
futebol.
Fora isso, com os direitos sobre
os jogos, a Globo alavanca a audiência de outros programas exibidos antes ou
depois do futebol.
Mais do que isso, ao marcar as
partidas para as 22 horas, horário que não agrada torcedores, ela evita
concorrência a seus programas mais nobres como novelas ou Jornal Nacional.
TV Fechada
O Sportv é o canal esportivo de
maior audiência na TV Fechada, sendo o terceiro mais assistido no geral atrás
apenas de dois infantis.
A maior renda que gera é a taxa
paga por operadoras como Net e Sky.
Esse valor não é revelado.
Mas, em um processo no Cade, a
Rede TV, SBT e Record apontaram que cada assinante paga R$ 20,00 por mês pelo
pacote de canais Globosat.
O colunista Ricardo Feltrin, do
UOL, apontou que esse valor seria de R$ 12,50.
De qualquer maneira, considerado
o valor menor, a Globo ganhou em torno de R$ 3 bilhões de taxas por seus
canais, já que são 20 milhões de assinantes de TV a cabo.
Outros R$ 3 bilhões são gerados
em anunciantes, elevando a renda da emissora a R$ 6 bilhões em TV fechada.
O Sportv é uma peça chave nesta
equação visto que é o de maior audiência.
E o Brasileiro é a competição
mais importante da grade da emissora.
Pay-per-view
O pacote de jogos pagos da Globo
tornou-se um negócio muito lucrativo desde 2008.
Sua divisão de receitas, no
entanto, continua igual com a maior fatia indo para a emissora.
São cerca de 2 milhões de
assinantes.
Cada um deles paga em média em
torno de R$ 600,00 por ano.
Isso eleva os ganhos do PPV a R$
1,2 bilhão com os pacotes.
Pelos contratos com os clubes, a
emissora fica com 62% do total, enquanto as agremiações dividem 38%.
Há uma cota mínima de R$ 500
milhões para os times, isto é, 41% do total estimado arrecadado.
Ou seja, um percentual muito
próximo do que efetivamente os times têm direito.
Com a cota mínima, sobra para a
Globo R$ 700 milhões do PPV.
Outros direitos
A Globo tem outros contratos com
os clubes para cessão de direitos internacionais, placas de publicidade,
direitos de internet.
São valores menores se comparados
às três mídias acima, mas, neste modelo, a emissora atua como intermediadora em
todos os negócios em vez deles serem feitos diretamente pelos clubes.
No caso dos direitos
internacionais, por exemplo, o Brasileiro é pouco vendido no exterior, o que
gera reclamação dos clubes.
Faturamento total
No ano de 2014, a Globo declarou
receitas líquidas de R$ 16 bilhões em todas as suas operações.
Consideradas as três principais
mídias, TV Fechada, Pay-Per-view e. Aberta, a emissora consegue um valor
certamente superior a R$ 3 bilhões com o futebol.
Ou seja, o futebol representa
pelo menos 20% do faturamento da Globo em uma estimativa conservadora.
O que a Globo diz
O blog mandou perguntas para a
Globo sobre o faturamento com o futebol, e a importância do Brasileiro para
suas receitas.
A emissora se recusou a revelar
números, mas deu sua posição sobre a relevância do Nacional.
Veja os principais trechos da
resposta da Globo:
“Não há dúvidas de que o Campeonato Brasileiro é a competição anual
mais importante para nós. Além dele, temos a Copa do Brasil, os estaduais e
regionais, além das competições internacionais que são disputadas por nossos
clubes, que sempre receberam grande investimento do Grupo, além de exposição e
cobertura amplas em todas as nossas janelas – com destaque, no caso da TV
Globo, para os conteúdos do Esporte Espetacular, do Globo Esporte, do Jornal
Nacional e do Fantástico.''
“Estamos presente em todas as janelas de visibilidade. Entendemos que
cada uma delas tem características próprias, retornos diferentes para o
anunciante, públicos com hábitos de consumo distintos. E nossa proposta para
cada uma leva tudo isso em consideração. Em 2015, exibimos, no conjunto de
nossas mídias, cerca de 1.700 jogos ao vivo. Só na TV Globo, canal aberto e
gratuito, foram 280 jogos ao vivo em 2015, considerando apenas Série A e B do
Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Carioca, Paulista, Mineiro e Gaúcho
– ainda tivemos mais jogos dos demais estaduais, amistosos e Seleção
Brasileira. A TV Globo garante aos torcedores, com qualidade e relevância,
amplo acesso ao esporte pelo qual são apaixonados e é uma tela importante para
os patrocinadores das equipes, pela exposição, abrangência e retorno que
proporciona. Só no Brasileirão Série A, a Globo exibe três dos 10 jogos de cada
rodada.''
“O Première, com seus dois milhões de assinantes, traz a exclusividade
dos jogos-chave e se tornou uma importante fonte de receita dos clubes e com
muito potencial de crescimento ainda pela frente. O SporTV completa o cenário
oferecendo mais opções de competições ao torcedor, trazendo do Brasileirão
Série A ao futebol de base (com cerca de 100 jogos ao vivo em 2015), dando a
possibilidade de o apaixonado por futebol assistir todos os dias a um jogo de
times nacionais. O pacote comercial de cada janela se adequa ao cardápio de
competições que cada uma delas adquire. Mais do que um número mínimo de jogos,
o que importa ao anunciante é associar a sua marca a um esporte que é uma
paixão nacional, é a relevância do que está sendo transmitido, é a abrangência
que sua marca vai alcançar, é a garantia de retorno. O nosso compromisso é com
a valorização do futebol brasileiro para todas as partes envolvidas: para quem
assiste, para quem patrocina e para quem faz o show. “