No automobilismo nem sempre é essencial ser um grande piloto para
conquistar um lugar privilegiado na história...
Foi o que aconteceu com Anthony Colin Bruce Chapman, popularmente
conhecido como Colin Chapman (a esquerda da foto com Jim Clark), que foi um dos mais destacados e bem-sucedidos
projetistas e construtores de automóveis, com um trabalho verdadeiramente
inovador, que fez com que a equipe que fundou, a Lotus Team, fosse uma das
grandes protagonistas de uma época de ouro do Campeonato Mundial de Fórmula Um.
Mas, além do sucesso esportivo, Chapman também foi um designer e
construtor de carros de rua de sucesso, com veículos notáveis que marcaram sua
excelente gestão na indústria automotiva britânica...
Chapman estudou engenharia estrutural em Londres, sendo apaixonado por
aviões, se tornou piloto da Royal Air Force.
Seus conhecimentos de engenharia e aviação foram elementos fundamentais
na criação de seus carros...
Foi um visionário que soube aplicar em grande medida a sua inventividade
e os seus conhecimentos, criando o famoso “efeito solo”, as suspensões traseiras
ancoradas diretamente na caixa de velocidades, o chassi monocoque e o sistema
de suspensão ativa, entre outros.
Em sua juventude, ele foi um piloto de sucesso em corridas regionais, e
até mesmo se classificou para o Grande Prêmio da França de Fórmula 1 de 1956 em
um Vanwal, mas não pôde largar devido a um acidente nos treinos de
classificação...
Chapman fundou a Lotus Cars em 1952, dedicando-se aos carros esportivos,
sendo este o início da equipe de Fórmula 1, que estreou em 1958.
Seus primeiros carros de rua tinham uma característica muito especial:
deviam ser leves, pequenos e simples...
Entre seus modelos mais notáveis, o mais lembrado foi o Lotus Seven,
criado em 1957.
Na Fórmula 1, Chapman foi um inovador absoluto, com desenvolvimentos inovadores,
que foram posteriormente aplicados por outros fabricantes...
Era quase um maníaco em busca de atingir o menor peso possível em seus
carros, algo que muitas vezes lhe custava confiabilidade, comprometendo a
própria integridade dos carros, por levar ao limite a resistência dos
materiais, causando duras consequências, devido, justamente, à fragilidade com
que os materiais foram deixados.
Como fundador e gerente da equipe Lotus, projetando seus próprios carros,
ele alcançou os maiores sucessos que um fã de Fórmula 1 pode esperar, lutando
cara a cara com as grandes equipes, a maioria das quais tinha forte apoio das
grandes marcas automotivas...
Teve seus grandes momentos de sucesso, colhendo triunfos e campeonatos,
glória e reconhecimento, como pouquíssimas pessoas conseguiram na Fórmula 1.
Sem dúvida, ele marcou uma época na mais alta categoria, tornando-se uma
grande referência...
Amado ou questionado, Chapman era um gênio.
A vida de Colin Chapman foi marcada por inúmeros grandes momentos, cheios
de sucessos e glórias, mas também teve vários problemas, tragédias e
infortúnios...
Sem dúvida, o pior momento para o famoso designer e construtor britânico
foi a morte de seu piloto favorito, Jim Clark, que morreu em 7 de abril de 1968
quando disputava uma corrida da categoria Fórmula 2, no autódromo de
Hockenheim, na Alemanha.
Poucas vezes uma amizade tão intensa entre um chefe de tripulação e seu
piloto foi vista como no caso de Chapman e Clark...
O desaparecimento físico do "escocês voador" como Clark era conhecido
atingiu fortemente o espírito e o espírito de Chapman, que jurou nunca mais ser
amigo de um piloto.
Um mês depois, a tragédia voltou ao luto de Chapman, com a morte de Mike
Spencer, em Indianápolis, dirigindo um Lotus...
Em 1970 o infortúnio voltou a visitar a equipe da Lotus.
Jochen Rindt faleceu durante o Grande Prêmio da Itália em Monza...
Esse foi o único caso na Fórmula 1 em que um piloto se tornou campeão
mundial post-mortem.
Em 1978, novamente em Monza, a tragédia voltou a estar presente quando
ocorreu a morte do sueco Ronnie Peterson...
Nesse ano, Mario Andretti sagrou-se campeão mundial com a Lotus,
conquistando assim o último título da equipe.
Se na história da Fórmula 1 há lugares reservados para os grandes
protagonistas e referências da categoria, um dos lugares mais proeminentes sem
dúvida deve ser ocupado por Lotus, Colin Chapman e Jim Clark...
O “escocês voador”, como era popularmente conhecido, foi um dos melhores
pilotos de todos os tempos, sempre correndo exclusivamente com a equipe Lotus.
Clark disputou 73 GPs e foi campeão mundial em 1963 e 1965...
Ele teve 25 vitórias, 33 poles position, 28 voltas mais rápidas e subiu
ao pódio 32 vezes.
Também venceu o Indianápolis 500 de 1965...
É claro, em um Lotus.
No total, a equipe Lotus disputou 491 corridas, das quais ganhou 79, com
161 pódios, 107 pole position e 71 voltas recordes...
Foram sete campeonatos de construtores conquistados, tendo também obtido seis títulos de pilotos.
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