domingo, março 03, 2024

Alterações nas regras do futebol aprovadas pelo IFAB

Imagem: Autor Desconhecido/Arte: Fernando Amaral

Alterações nas regras do futebol aprovadas pelo IFAB.

Entre elas, o IFAB aprovou que apenas o capitão de uma equipe pode abordar o árbitro em determinadas situações.

Além da introdução de períodos de reflexão para permitir ao árbitro pedir às equipas que se dirijam à sua própria área de grande penalidade ou aumentar o tempo limite de posse de bola dos goleiros para oito segundos, caso contrário a posse reverterá para a equipa rival.

O cartão azul e o VAR

As expulsões temporárias serão testadas e continuarão a ser testadas no futebol de base e juvenil.

Qualquer potencial aplicação mais ampla só será considerada após analisado o impacto destas alterações.

Ou seja, o cartão azul terá que esperar pelo menos mais um ano.

O IFAB decidiu estender a outras competições o processo da FIFA em que o árbitro anuncia publicamente as decisões finais e explicações após uma revisão do árbitro assistente de vídeo (VAR) ou uma revisão prolongada do VAR.

As competições que o exijam devem solicitar autorização do IFAB e devem comprometer-se a seguir as diretrizes tecnológicas e de arbitragem da FIFA.

A próxima edição das Regras do Jogo, que entrará em vigor em 1º de julho de 2024, contará com as seguintes alterações e esclarecimentos:

Lei 3 (Os Jogadores): substituições permanentes adicionais devido à concussão serão uma opção de competição de acordo com o protocolo necessário.

Regra 3 (Os Jogadores) e Regra 4 (Equipamento dos Jogadores): cada equipe deve ter um capitão que use uma braçadeira de identificação.

Regra 4 (Equipamento do Jogador): os jogadores são responsáveis ​​pelo tamanho e adequação das suas caneleiras, que continuam a ser uma parte obrigatória do seu equipamento.

Regra 12 (Faltas e Má Conduta): as infrações de bola na mão que não são deliberadas e para as quais são impostas sanções devem ser tratadas da mesma maneira que outras faltas.

Lei 14 (Pênalti): parte da bola deve tocar ou ultrapassar o centro da marca de pênalti, e a invasão dos jogadores de campo será penalizada somente se tiver impacto.

Embora as alterações entrem em vigor a partir de 1 de julho de 2024, as competições iniciadas antes dessa data poderão implementá-las mais cedo ou atrasar a sua implementação até o mais tardar, o início da próxima competição.

Nenhum comentário: