sexta-feira, junho 09, 2017

Venezuela disputa final histórica no futebol e técnico apela a Maduro: “Pare as armas”...

Imagem: Lars Baron/FIFA


Venezuela disputa final histórica no futebol e técnico apela a Maduro: “Pare as armas”

Seleção sub-20 vai à decisão do Mundial, a primeira do gênero da história do país

Treinador da equipe pede o fim da repressão violenta aos protestos contra o presidente

Breiller Pires, de São Paulo para o El País

Um feito histórico.

Para um país que jamais havia avançado a uma final de competições internacionais de futebol em qualquer categoria, estar na decisão do Mundial sub-20, na Coreia do Sul, não se trata de uma definição exagerada.

Nesta quinta-feira, a Venezuela superou o Uruguai nos pênaltis e, enfim, disputará um título de expressão.

A euforia pela vitória, porém, não impediu o técnico Rafael Dudamel (foto) de chamar a atenção contra a repressão aos protestos de oposição ao governo de Nicolás Maduro em seu país.

Depois da classificação, o ex-goleiro, titular da meta vinotinto entre os anos 90 e 2000, fez um desabafo nas dependências do estádio de Daejeon e cobrou o presidente venezuelano por um cessar-fogo diante das manifestações que já acumulam 66 mortos.

“Presidente, pare as armas! Hoje um garoto de 17 anos nos deu alegria. E ontem morreu outro de 17 anos”, disse o treinador em referência a Samuel Sosa, jovem promessa do Deportivo Táchira que marcou o gol de empate aos 46 minutos do segundo tempo, e ao adolescente Neomar Lander, assassinado nesta quarta-feira em um protesto na cidade de Chacao.

Para Dudamel, as manifestações contra Maduro, que se espalham pelo país há mais de dois meses, são legítimas e não devem ser reprimidas com excessos pelas autoridades.

“A única coisa que esses jovens que saem às ruas querem é uma Venezuela melhor, que sorri e aproveita a vida”, afirmou o técnico.

A comissão técnica da vinotinto acredita que o triunfo no Mundial sub-20 pode ajudar o país a superar os conflitos violentos que marcam o embate entre governo e oposicionistas de Maduro.

Além de Samuel Sosa, que garantiu o empate em 1 x 1 no tempo normal, o goleiro Wuilker Farinez foi um dos heróis da classificação ao defender o último pênalti uruguaio, cobrado por De La Cruz.

No próximo domingo, a nova geração da Venezuela tem a chance de sua consagração definitiva.

A equipe enfrenta a Inglaterra, que superou a Itália na outra semifinal, no duelo pelo título em Suwon.

Os venezuelanos estão invictos no torneio.

Nenhum comentário: