A sutilidade das redes sociais no futebol
Por Oscar Cowley, repórter do “Universidade do Esporte” da 88,9 FM
Universitária
As redes sociais se firmaram em
nosso mundo, isso não é notícia.
Porém, no futebol estas novas
plataformas midiáticas viraram ferramentas estratégicas.
Além de servir como promoção da
própria imagem, são aproveitadas para realizar desabafos, críticas, insinuações
e até chantagens.
Sim, chegamos a esse ponto...
Se trata de uma nova prática que
está se tornando cada vez mais comum.
Muitos jogadores quando estão
insatisfeitos com seus times, seja porque querem um salário maior, jogar mais
ou simplesmente estão carentes de atenção, começam a utilizar suas redes
sociais para, de uma forma sutil, mostrar seu descontentamento.
Afinal, que outro dispositivo
possibilita a circulação pública das tão famosas indiretas?
E o pior, estas atividades se
tornaram notícia nos principais meios esportivos de futebol no mundo.
Durante a passada temporada, vez
por outra o jornal MARCA, da Espanha, divulgou matérias inteiras acerca das
curtidas de Griezmann ao perfil do Manchester United, no Instagram.
O francês vinha sendo relacionado
ao time inglês durante o ano inteiro e, certamente com o intuito de mostrar que
estava interessado, começou a paquerar com seu pretendente por meio das redes
sociais.
Este não foi o único caso.
Recentemente, o atacante Alvaro
Morata do Real Madrid, que chegou a demonstrar diversas vezes sua frustração
por ser reserva de Benzema, aderiu a nova prática.
E claro, não passou desapercebido
pelos meios esportivos.
E, para que não digam que sou
exagerado, o mesmo jornal citado anteriormente dedicou uma matéria inteira esta
semana ao seguimento da mulher de Morata, Alice Campello, ao perfil do
Manchester United.
“A mulher de Morata começa a
seguir o United no Instagram: os boatos são reforçados”.
O aplicativo também vem sendo
utilizado para pressionar a direção dos times.
Algumas temporadas atrás, em meio
a renovação conturbada do zagueiro e capitão Sergio Ramos, surgiram
especulações de um princípio de divergências entre o jogador, que queria um
salário maior, e o presidente, que se recusava a ceder.
De forma quase instantânea, o
nome do zagueiro espanhol começou a ser ligado a alguns dos times mais
poderosos da Europa.
E, como fazer uma declaração à
imprensa poderia trazer consequências muito negativas na renovação, a
estratégia utilizada foi curtir o perfil do time que mais o interessou para
intimidar a direção do Real.
E funcionou...
Os jornais foram à loucura com a
demonstração de interesse de Sergio Ramos (será que é isso que as pessoas pensam
quando curto suas fotos?) por outro time e, pouco tempo depois, o contrato de
renovação estava assinado.
Não pensem que os afetados são só
os clubes, nos torcedores também somos criticados nas redes sociais.
Perguntem ao Montillo, do
Botafogo, que desabafou com muito “respeito” contra a torcida botafoguense, a
quem dedicou a frase: “xingar desde um sofá é muito fácil”.
Assim, as redes sociais também
passaram a se firmar como o inimigo número um, das assessorias de imprensa dos
times de futebol, uma vez que não há como restringir a liberdade dos jogadores
de frente para o telefone.
Se, como dizem, jornalista não
dorme, agora ficou mais difícil ainda.
Quantas vezes vimos jogadores
colocarem algo de cabeça quente em alguma rede social e minutos mais tarde a
mensagem ser apagada?
Digamos, para não generalizar,
que em 99,9% das vezes tem um assessor por aí acordado que aconselhou o jogador
a retirar a mensagem.
Então amigos, fiquem atentos as
suas redes!
Os deixo com uma notícia
bombástica, ontem à noite a vizinha de Leo Messi, em Barcelona, curtiu uma foto
da página do Betis...
Estou com os dedos cruzados!
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