quinta-feira, julho 30, 2009

Eduardo Rocha sabe o exato tamanho da grandeza de nossos clubes...

Semana passada, Eduardo Rocha, ex-presidente do América e atual responsável pelos assuntos jurídicos do clube, deu uma declaração que a meu ver acaba definitivamente com a discussão do por que nossos clubes não conseguem grandes patrocínios.


“Nós não temos apelo nacional e nem sequer regional. Por não ter esse apelo fica difícil de conseguir um grande patrocinador. Qual vai ser o interesse, por exemplo, de o Ponto Frio colocar o nome no nosso uniforme? Além disso, nosso Estado é pobre e por isso não posso exigir que a minha torcida vá ao estádio duas vezes por semana”.


Essa é a mais pura e dolorosa verdade, imagino que tenha doído em Eduardo ter que admitir como americano que é tal realidade...


A pouco, o empresário Marcelo Alecrim da ALE Combustível se viu envolvido numa polêmica digna de Eugène Ionescu (mestre da dramaturgia do absurdo), quando decidiu patrocinar o Flamengo do Rio de Janeiro.


A reação destrambelhada dos emotivos juntou-se a desinformação dos apaixonados e logo, se propôs que alvirrubros e alvinegros e até mesmo alviverdes, deixassem de abastecer seus veículos nos postos da empresa, como forma de protesto...


Indignados, perguntavam os sem conhecimento, o porquê de uma empresa com sede em Natal e dirigida por um natalense, patrocinar o Flamengo e não, ABC ou América?


Eduardo Rocha, tratando de outro assunto respondeu de forma cabal.


Mas, sábio, Marcelo Alecrim acabou “cedendo às pressões” e recebeu uma comissão de alvinegros e rubros na sede de sua empresa e ouviu suas ponderações...


No final, declarou cândida e serenamente que estaria disposto a “deslocar” algum recurso para patrocinar os clubes, mas...


E aí, fez o que todo empresário faz...


Pediu um projeto feito em conjunto, onde detalhadamente fosse explicado que espaço seria cedido à empresa, qual o custo desse espaço e quais as estimativas de retorno...


Feito isso, deve ter agradecido e se posto a disposição para assim que receber o projeto levá-lo para ser apreciado por seus especialistas em mercado e se aprovado, colocá-lo em votação no conselho de acionistas da ALE.


No Flamengo a coisa deve ter sido um pouco diferente, mas, isso também está explicado na afirmação de Eduardo Rocha.

2 comentários:

Marcelo Régis disse...

Parabéns Fernando, vai dando umas aulas de economia para ver se o pessoal assimila algumas lógicas de mercado!

Valeu!

Marcello disse...

Grande Fernando, valeu pelo seu comentário. O ponto positivo nele é que vc realmente enxerga o futebol de uma maneira profissional. Maneira esta que infelizmente não existe no nosso futebol. E nem sei se algum dia vai existir. Falta visão desse tipo nos nossos dirigentes. Grande abraço.