sexta-feira, julho 17, 2009

Sócio torcedor e carnês antecipados: são ótimas idéias, mas ambas tem que tratar o torcedor como um "príncipe"...

O leitor Marcelo Régis me questionou sobre o que penso sobre a idéia e se recomendaria a alguém, aderir a campanha "Sócio Torcedor"...


- Pois bem, visitei os sites oficiais de América e ABC, afinal, Marcelo mora em Natal e o mais correto era iniciar a pesquisa em casa, buscando no vendedor as informações necessárias sobre o produto oferecido.


No site do América, encontrei um texto bem pobre e que busca “conquistar” o “cliente” com um tosco apelo emocional:


Estamos prestes a iniciar a disputa do Brasileirão 2009, por esta razão, lançamos uma nova campanha de sócio, TEMPORADA CAMPEONATO BRASILEIRO 2009. Fazendo isso, você oficializa a paixão que você sente pelo Mecão. Além da comodidade de não enfrentar mais filas para adquirir seu ingresso”.


O texto fala sobre o início do Campeonato Brasileiro e que o clube em função disso, lançou a campanha "SÓCIO TEMPORADA CAMPEONATO BRASILEIRO 2009".


Em seguida, afirma que se você fizer isso (só não diz o que), você irá oficializar sua paixão pelo América, cabe aqui duas perguntas:


"E quem não aderir e pagar mais caro, assistindo a menos jogos, será um torcedor não oficial”?


“O autor do texto mede o amor de das pessoas pelo clube, com base em certidões, carimbos ou adesões a campanhas”?


Pois bem, foi o que deixou transparecer...


Por outro lado, fiquei com a impressão que a campanha de sócio, só existe em função do campeonato, sem ele ela não existiria, portanto, o que o sujeito está comprando não é direito de contribuir mensalmente com o clube e, ter direitos e deveres para com o mesmo...


Na realidade, o que o sujeito vai comprar é um pacote antecipado, com 19 ingressos, o adjetivo sócio, nem precisava constar.


Finalmente, o texto finaliza com o que seu autor considerou como uma grande sacada, ao afirmar que o felizardo aderindo à campanha, evitará filas.


Tal afirmativa sobre as filas demonstra que o clube não tem solução para esse transtorno, nas vendas de seus ingressos aos não "sócios" (dar comodidade ao cliente é dever de qualquer empresa, seja ele um cliente “oficial” ou não).


Depois desse intróito, o texto coloca outra “isca” na tentativa de “adoçar” o possível comprador, dando a ele a expectativa de que caso tenha sorte, poderá ganhar através de um sorteio, uma motocicleta (a adesão a campanha, vem com uma rifa à tira colo).


Entre uma coisa e outra, o plano é explicado e os preços são informados...


No plano arquibancada: o comprador que optar pelo pagamento a vista estará pagando algo em torno de 13 reais por um ingresso, mas se optar em dividir em três vezes pagará uns 14 reais.


No plano cadeiras: quem comprar a vista, vai pagar cerca de 36 reais por jogo e quem optar pelo parcelamento, irá desembolsar alguma coisa como 37 reais por jogo...


Do ponto de vista econômico, quem tiver esse dinheiro para pagar a vista, ou puder dispor das quantias mensais necessárias para pagar as mensalidades, terá um desconto bem atraente no preço final do ingresso...


Porém, do ponto de vista da propaganda, o texto é horroroso!


Mas lembre que participando da promoção “Sócio Temporada Campeonato Brasileiro 2009”, você não será sócio do clube, mas sim, um sujeito que “adiantou” através da compra a vista ou do parcelamento, um dinheiro que entraria nos cofres do clube num tempo muito maior.


Mas, pode ser que ao solicitar que você se dirija a secretária do clube ou telefone para o número indicado, existam informações adicionais que o texto sonegou...


Ah, a única prova de amor que você dá ao clube quando compra esse tipo de promoção é a de se obrigar a ir a todos os jogos, esteja na luta para subir ou se agarrando nas cordas para não cair.


- No site do ABC, existe no pé da página, um link que o leva o interessado a um arquivo em PDF, onde existe uma ficha de inscrição e um contrato de adesão que terá que ser honrado, tanto pelo contratante (sócio torcedor) quanto pelo contratado (ABC)...


Mas não existe nenhuma informação sobre o preço da mensalidade...


Você só será informado na secretaria do clube, quando lá chegar com seu contrato devidamente preenchido.


Se o sujeito não morar em Natal, e ainda assim, quiser se associar, terá que gastar fazendo uma ligação interurbana para o clube no intuito de descobrir o valor...


Porém, no caso do ABC, o comprador se torna sócio, com direito e deveres...


O contrato tem valor de um ano e lhe garante passear nas dependências do clube, mas nos dias de jogos, o acesso só será permitido nas arquibancadas, e que estejam liberadas para atividades previamente anunciadas (sic) (não entendi bemo o que isso significa, mas como é um contrato e foi escrito por um advogoado, creio que deva ter algum significado importante).


Muito bem, sem valores, fica impossível opinar se o investimento é ou não compensador, mas imagino que sim...


Em relação à participação do futuro sócio torcedor na vida social e política do clube, vejo como salutar, pois caso não existam restrições a serem decidas nos famosos “casos omissos”, o clube e o torcedor só tem a ganhar.


Porém, o mesmo erro que o América comete no seu “reclame”, o ABC comete no seu...


No América, existe um texto complementar de apoio a campanha, que não faria nenhuma falta se fosse drasticamente reduzido e no do ABC, não existe texto nenhum que explique e incentive o futuro sócio a aderir...


Pessoalmente, considero a idéia do sócio torcedor uma grande sacada de marketing e não vejo nenhuma razão para desaconselhar a quem possa dispor de algum dinheiro, a deixar de contribuir com seu clube na arrecadação de recursos.


Mas, vou ampliar a pesquisa e ver como o assunto é tratado alhures, para que possamos através desse espaço, discutir e tentar sugerir aos nossos clubes, aperfeiçoamentos, caso seja necessário...

4 comentários:

Sérgio Henrique disse...

Caro Fernando Amaral, como se pode perceber, é amadorismo puro.

Eu, mesmo morando longe de Natal e mesmo o ABC não merecendo (aliás eles fazem questão de não merecer) sempre tive a vontade de me associar ao clube, mas como você mesmo divulgou isso só é possível com o interessado comparecendo à secretaria do clube.

Fazer o que né?

Marcelo Régis disse...

Obrigado Fernando pela consideração! Que bom que sempre abre este blog para debates saudáveis e inteligentes! Aliás, é em busca de vida inteligente que sou o seu leitor.

Bem Fernando, acredito também que o sócio-torcedor antecipado - "ticket session" como comentou em reportagem anterior, é uma grande sacada! Porém, como você mesmo comprovou e pesquisou, não é dado a devida importância pelos clubes potiguares! Que triste, que lástima! Acho uma situação bastante simples de ser implementada (sócio-torcedor com pagamentos antecipados) a própria DESTAQUE PROMOÇÕES realiza algo similar no evento "CARNATAL".

Acredito que a lógica (de valores)deve ser mudada para aquela que os maiores clubes do mundo utilizam! Lá os sócios pagam valores bastante inferiores em relação aos "ingressos avulsos" (na véspera ou no dia do jogo)! Aqui, essa relação é bastante similar!

Falta um ESTUDO DE MERCADO (Oferta X Procura)para determinar o VALOR JUSTO para a "associação" aos clubes, que na minha opnião são extremamentes altos para a realidade sócio-financeira de seus torcedores! O valor do ingresso avulso deve ser AUMENTADO para estimular a ADESÃO de novos sócios... Somente com essa lógica e com "bons serviços" prestados aos torcedores, os clubes poderão vislumbrar sonhos e passos mais "largos"!

Marcelo Régis disse...

Pois é Sergio, já tinha atentado a essa "situação", e veja só, o ABC acaba PERDENDO RECEITAS de torcedores com o seu perfil! Torcedores participantes que moram longe e tem INTENÇÃO e CONDIÇÃO FINANCEIRA de se ASSOCIAR ao clube! Para ter uma idéia, tenho um tio que torce para o Internacional F.C. e mora aqui em Natal! Mesmo assim ele é sócio-torcedor e paga suas mensalidades através do moderno sistema de pagamentos que esse país tem e que o clube disponibiliza! E o valor e bem inferior... acredite! Depois não fiquem chorando ou "resmungando" sobre a "falta de receitas"! ;)

Sérgio Henrique disse...

Então Marcelo, não sei pelas bandas vermelhas, mas no ABC eu estou cansado de ler nos diversos blogs o "belo" tratamento que é dado a quem já é sócio torcedor. É gol contra direto, amigo. Se com quem já é sócio esses que hoje fazem o ABC não estão nem um pouquinho preocupado, imagina com o torcedor comum.

Profissionalismo. Creio ser esta a palavra chave.