quinta-feira, abril 15, 2021

Cinco anos de Universidade do Esporte... "Eu acredito é na rapaziada..."


Cinco anos de Universidade do Esporte... "Eu acredito é na rapaziada..." 

"Que segue em frente e segura o rojão

Eu ponho fé é na fé da moçada

Que não foge da fera e enfrenta o leão" 

Por Ícaro Carvalho

Essa estrofe de Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, o Gonzaguinha, define bem uma turma que eu conheci há cinco anos, e que estará para sempre no meu coração.

Eu era um garoto franzino, magrelo, meio deslocado de algumas coisas da realidade e vivendo um mundo novo de um jovem que saiu de Currais Novos para tentar os sonhos em Natal.

Eu estava no terceiro período de Jornalismo, na UFRN, quando conheci a galera do Universidade do Esporte, programa que hoje, 14 de abril, completa cinco anos de existência.

Meia década!

A data é extremamente especial.

Mas por quê?

O projeto, que tinha um objetivo apenas de ser um programa de rádio de uma hora semanal na Universitária FM 88,9, cinco anos depois tem programas duas vezes por semana, quadros na internet, canal no Youtube, Instagram, Twitter, e o mais sensacional: transmite jogos do futebol profissional do Rio Grande do Norte, assim como as rádios mais tradicionais da capital e do Estado.

Só que antes os desafios foram outros.

Foram vários torneios de Fut 7 (que abririam portas incríveis anos depois), jogos festivos (como por exemplo a vinda do Falcão à Natal em fevereiro/2019), torneios da UFRN, entre tantos outros.

Hoje, os jovens jornalistas estão ali mesmo, nas cabines, ao lado dos grandes narradores, repórteres e comentaristas que os torcedores estão acostumados a ouvir.

Sempre brincamos que o UDE é uma família.

E é mesmo.

Muitas pessoas passaram pelo projeto, ficaram certo tempo, mas ainda são “membros” do Universidade do Esporte, afinal, uma vez do UDE, sempre do UDE.

E foi neste projeto, que há cinco anos, um velhinho meio brabo, mas com um coração gigante, Fernando Amaral, estendeu a mão e acreditou que eu tinha algo a acrescentar ao grupo.

Melhor: viu em mim um potencial gigante que até hoje custo a acreditar no quanto cresci.

 

Fiz reportagens, produzi o programa por alguns meses, fui um dos bolsistas, estive nos jogos, apresentei o UDE.

Em várias vezes, sacrifiquei desejos pessoais, encontros familiares e outros compromissos pelo desejo de aprender.

Inclusive, fui o pioneiro em algumas situações, mas a que mais me ensinou foi a que me tornou um homem digno e ciente do peso das palavras: fui um dos primeiros suspensos do projeto, por força dos impulsos que os jovens teimam em não controlar e a imaturidade que insiste em nos puxar para trás.

Mas aprendi.

E busquei ao máximo crescer e me capacitar.

Eu sabia que ali era a minha grande chance.

E foi.

Talvez, em 2019, quando transmiti ABC x Santa Cruz de Natal ao lado de Luiz Gustavo Ribeiro, Taís Viviane e Vinícius Kato, senti como nunca que ali era onde eu deveria estar.

Eu estava me tornando um jornalista esportivo.

Por questões de destino, e por portas que se abriram graças aos tijolinhos erguidos no Universidade do Esporte, recebi algumas oportunidades no mercado de trabalho: hoje sou repórter no matutino Tribuna do Norte, veículo de comunicação mais tradicional do Estado, e da Jovem Pan News Natal, a Rádio Cabugi, um dos prefixos mais antigos e reconhecidos do RN e do Nordeste.

Tudo isso foi conquistado graças a toda uma bagagem profissional e pessoal que formei junto ao pessoal do UDE nesses cinco anos.

O Ícaro Carvalho hoje foi moldado nos corredores e nas longas conversas com amigos e colegas do projeto.

Hoje posso dizer que muitas situações que vivo no mercado de trabalho, todos os dias, foram aprendidas e treinadas lá atrás, na universidade.

De todo modo, queria deixar aqui nesta carta, meu mais puro e sincero agradecimento ao Universidade do Esporte, por todos os ensinamentos, vivências e amizades que construí nesses cinco anos.

O projeto, sem dúvidas, mudou minha vida.

A Fernando Amaral, meu eterno professor e um dos primeiros que me estendeu a mão, obrigado por todos os puxões de orelha, a amizade, sinceridade e todos os conselhos, que até hoje, são ouvidos.

E a todos os amigos que fiz no projeto: vocês são os pilares e a sustentação de um dos trabalhos mais legais que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Comunica tem a honra de chamar de seu.

Em especial, meus sinceros agradecimentos a Ana Clara Dantas, Camilla, Marquinhos, Binho, Anthony Medeiros, Allyson Bala, Edmo, Kevin, Suerllen, Renato, Pedro Brandão, Tonzinho, Kato, PH Dias, Guguzão, Taís, entre tantos outros.

O UDE é gigante e continuará sendo, esperamos que por muito tempo...

Nota do Blog

Não postei nenhuma foto do grupo por ser impossível ter a turma toda junta...

Seria injusto.

Um comentário:

jornal da grande natal disse...

Belo e justo depoimento.