O Manchester United renovou seu
contrato com a Nike por R$ 1 bilhão de reais por mais cinco anos de contrato
com a fornecedora de material esportivo.
O valor anual de R$ 214,2 milhões
(ou 60 milhões de libras) que a equipe inglesa irá receber é o maior da
história e representa 5,6 vezes mais que o Corinthians e 2,7 vezes mais que a
seleção brasileira recebem por ano da mesma empresa.
Atualmente, o Corinthians tem o
maior patrocínio de uma empresa de material esportivo no Brasil.
Seu contrato
vigente com a Nike que garante R$ 380 milhões por 10 anos.
O Flamengo fechou recentemente
contrato até 2023 com a Adidas para receber R$ 35 milhões anuais, quantidade
que é seis vezes menor que a do United.
A seleção brasileira, que também
é parceira da Nike, recebe 35,5 milhões de dólares (equivalente a quase R$ 80
milhões na cotação atual) por temporada em um contrato que vale até 2018.
O valor que o Manchester irá
receber por temporada é quase o dobro do que recebe o Real Madrid, o segundo da
lista das camisas de clubes mais caras do mundo.
O Chelsea tem um contrato com a
Adidas no mesmo valor - 300 milhões de libras - mas recebe este valor ao longo
de dez anos, o dobro de tempo dos Diabos Vermelhos.
Além da renovação com a
fornecedora de material esportivo, o United irá substituir, no final desta
temporada europeia, a corretora de seguros AON da sua camisa para colocar a
marca da automotiva Chevrolet, que irá garantir mais R$ 1,2 bilhão aos cofres
do clube inglês até 2021 - que representam R$ 182 milhões por ano.
Os valores recebidos por cada clube pelo material esportivo.
Manchester United (Nike) - R$
214,2 mi / ano
Real Madrid (Adidas) - R$ 110,6 mi / ano
Chelsea (Adidas) - R$ 107,1 mi / ano
Arsenal (Nike) - R$ 107,1 mi / ano
Barcelona (Nike) - R$ 96,3 / ano
Liverpool (Warrior) - R$ 89,2 mi / ano
Manchester City (Nike) - R$ 42,8 mi / ano
Corinthians (Nike) - R$ 38 mi / ano
São Paulo (Penalty) - R$ 36 mi / ano
Flamengo (Adidas) - R$ 35 mi / ano
Fonte: UOL Esporte.