quinta-feira, julho 08, 2010

O sonho está logo ali, mas existe uma Holanda pela frente...

Imagem: Picture Alliance


Imagem: Sport.fr


Imagem: The Guardian/Luca Bruno/AP


A vitória da Espanha foi merecida e cala os que antes mesmo da bola rolar, apontavam-lhe o dedo indicador acusando-a de não inspirar confiança e tremer diante dos grandes momentos.


Os adivinhadores de plantão vibraram quando a derrota diante da Suíça se consumou e cheios de certezas gritaram a plenos pulmões: “viram, chegaram como favoritos cheios de “bossa” e já levaram à primeira traulitada”!


Outros buscavam na história apoio para suas afirmações depreciativas sobre a seleção espanhola...


E eu, fique a meditar cá com os meus botões: acho que devo rever meus conceitos sobre história, pois sempre tive a convicção que o passado serve como lição, como acumulo de conhecimento a serviço do porvir...


Mas no mundo insano e irracional do futebol, a história é muleta para sustentar argumentos emocionais e imersos em desejos pessoais.


A Espanha falhou muitas vezes e daí?


Nós não?


Mas, contudo, somos cinco vezes campeões mundiais e eles, nunca venceram nada!


É verdade!


Mas quem éramos nós antes de 1958, quando vencemos brilhantemente nossa primeira copa?


Em 1930, saímos logo no início, batidos pela Iugoslávia por 2x1.


Na Itália em 1938, a Espanha nos mandou de volta na primeira partida ao vencer por 3x1.


Entre 1938 e 1950, há um hiato, que ninguém jamais poderá dizer o que teria acontecido, não fosse a Segunda Grande Guerra.


Em casa, no ano de 1950, mostramos que algo havia mudado e que nós em algum momento seríamos uma força respeitável, mas ficamos na promessa, pois “amarelamos” diante do Uruguai, e o 2x1 que nos foi imposto diante de 200 mil pessoas, mostrou que ainda havia o que aprender...


De lá para cá, crescemos e aparecemos, ganhamos copas com equipes fantásticas, mas também, perdemos e decepcionamos...


Não estou afirmando que a Espanha vencerá a Holanda, longe de mim tal pretensão, mas negar que a Espanha mudou depois da Euro 2008 e que, desde então vem confirmando seu favoritismo em relação a 2010, é no mínimo cegueira...


A Espanha que derrotou a Alemanha em 2008 é inferior à Espanha que derrotou a Alemanha em 2010 e isso, por si só, já lhe garante alguma vantagem no campo dos prognósticos.



Nenhum comentário: