quinta-feira, setembro 06, 2012

A luta para encurtar a distância...




Argumentos sólidos e não choradeira vazia...

Números e não acusação descabida de preconceito...

Propostas e não vitimização...

Ação e não romaria a gabinetes políticos para pedir ajuda e receber migalhas.

Esta foi à postura do presidente do Sevilha da Espanha durante toda sua luta pela distribuição mais equânime das cotas de televisão na Liga Profissional da Espanha.

Nos últimos três anos, José Maria Del Nido, presidente do Sevilha lutou para convencer o Real Madrid, o Barcelona, o Atlético de Madrid e redes de televisão que sem uma distribuição mais igualitária das cotas entres os clubes disputantes da primeira e da segunda divisão, o campeonato espanhol estaria fadado ao insucesso.

Del Nido sabia que questões comerciais sempre nortearam a distribuição das cotas...

Quem mais vende mais recebe...

Quem está inserido em mercados mais pujantes, tem a preferência dos patrocinadores.

Mas, inteligente, percebeu que essa lógica econômica com o passar do tempo alongaria a distância dos grandes...

Apequenando os médios e diminuindo ainda mais os pequenos.

Para o campeonato, seguir cegamente a lógica econômica traria a médio e longo prazo consequências catastróficas.

Agora, Del Nido em recente entrevista afirma que enfim, Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid estão se dando conta de que tudo que ele afirmou é realidade e não choramingo.

“Por fim, eles perceberam. Somos o último entre os grandes campeonatos da Europa. Somos o campeonato menos competitivo, o que menos contrata e o que mais tem perdido jogadores para o exterior”, afirmou Del Nido.

“Por outro lado, tem havido uma crescente diminuição de público em nossos estádios, pois nosso campeonato é o que tem a maior diferença entre o primeiro e o terceiro colocado”.

As propostas que o Sevilha e o grupo de clubes contrários a atual forma de distribuição das cotas, apresentou novamente propostas que visam melhorar a repartição das cotas e desta vez, Real Madrid, Barcelona e Atlético as estão analisando.

Del Nido não é nenhum tolo e sabe perfeitamente que será impossível quebrar a lógica econômica, mas diminuir a distância e tornar o campeonato mais atraente é perfeitamente possível...

O capitalismo pode ser frio, insensível e até cruel, mas não é suicida.


Nenhum comentário: