sexta-feira, março 26, 2021

Clubes e federação sinalizam com a possibilidade de cancelar o estadual, caso o Governo do Estado insista em proibir jogos e treinos no Rio Grande do Norte...

NOTA À POPULAÇÃO

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e os 8 clubes filiados disputantes da 1ª Divisão Campeonato Potiguar vem à público comunicar, em decorrência do Decreto nº 30.419, publicado em 17 de março, e do insucesso das inúmeras tentativas de sensibilização das autoridades públicas para a necessidade manutenção da competição, o cancelamento definitivo da edição 2021 do Campeonato Potiguar, pelas seguintes razões:

O Decreto supracitado suspendeu a competição, bem como os treinamentos das equipes.

Embora os clubes de futebol tenham demonstrado que obedecem a todos os protocolos do comitê científico e que estatisticamente não há casos relevantes de contaminação, ou mesmo agravamento de pacientes envolvidos no futebol com o covid-19, as atividades permaneceram suspensas.

Os clubes do RN respeitaram as decisões proferidas, todavia, fomos surpreendidos com a recente deliberação do Governo do Estado, emitida através Nota Técnica assinada pelos secretários estaduais do Gabinete Civil e da Segurança Pública, onde foi aberta uma exceção para as equipes que estão disputando competições nacionais.

Tal decisão demonstra que o motivo maior da suspensão da competição não é a propagação da covid-19 e muito menos as vidas que se perderam no Rio Grande do Norte em decorrência da doença.

Se assim fosse, não seriam abertas exceções para beneficiar determinadas equipes.

Trata-se de um motivo político, sem qualquer coerência ou razoabilidade.

A decisão demonstra que o argumento científico da paralização é secundário, ou o vírus só se propagará nos treinos das 6 equipes que disputarão o estadual e não nos treinos das equipes que estão jogando o campeonato nacional?

Diante do quadro de incerteza e da ausência, por parte do Governo do RN de um plano claro de retomada das atividades, aliadas às constantes decisões contraditórias e sem qualquer embasamento científico tomadas pelas autoridades públicas, não restou outra decisão, por parte desta FNF e dos clubes, se não a de cancelar o certame desse ano.

Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol

ABC Futebol Clube

América Futebol Clube

Associação Cultural e Desportiva Potiguar

Associação Sportiva Sociedade Unida – ASSU

Centro Esportivo Força e Luz

Globo Futebol Clube

Palmeira Futebol Clube da Uma

Santa Cruz Futebol Clube

Apesar do presidente da FNF, José Vanildo, negar com veemência qualquer possibilidade da decisão tomada em conjunto com os clubes de cancelar definitivamente a edição 2021 do Campeonato Potiguar, ter a intenção de forçar o Governo do Estado a rever a decisão imposta pelo Decreto nº 30.419, de suspender o Campeonato Estadual, bem como o treinamento das equipes participantes, não tenho nenhuma dúvida que é exatamente essa a intenção dos signatários do documento acima...

Diante do impasse e sem tempo para esperar, mesmo com os canais de negociação ainda abertos, já que a decisão só terá validade após ser ratificada em assembleia, só restou aos clubes partir para o tudo ou nada... ou seja: pressão nível hard.

Nenhum comentário: