“Na F1, você vale tanto quanto
sua última corrida”, foi uma das muitas frases lendárias deixadas por
Ayrton Senna na década de 1980.
Algo parecido está acontecendo
com Lewis Hamilton, que está na F1 há 12 anos.
Sua declaração no último sábado, “Sou
um inútil e a Ferrari deveria encontrar outro piloto”, causou intenso
desconforto na imprensa especializada britânica.
Há um pouco de tudo, mas uma
declaração, a de Martin Brundle, um comentarista sério da Sky Sports, causou um
rebuliço.
“Não o vejo durando mais duas
temporadas na Ferrari, ou em qualquer outro lugar, assim”, diz ele.
“As férias de verão são o
momento perfeito para Lewis se recuperar. É doloroso ver este grande campeão em
meio a tantos problemas, e esperamos que ele consiga superar a tempestade e
recuperar a forma, dado seu talento e experiência”, acrescentou.
Mas ele não está totalmente
confiante.
“É claro que ele está em uma
situação pessoal difícil e, durante a corrida, terminou na mesma 12ª colocação,
sem mostrar sinais de progresso. Ele ficou no carro, no parque fechado, após a
corrida pelo que pareceu uma eternidade e, novamente, estava muito deprimido em
entrevistas”, disse Brundle sobre os sinais atuais do heptacampeão mundial.
Brundle também falou sobre o
incidente com Verstappen e lembra que nem quis depor: “Ele se recusou a
comparecer à reunião dos comissários sobre uma manobra bastante ambiciosa que
Verstappen fez durante a corrida, na qual Lewis decidiu sair da pista para
evitar contato”, lembra.
“Ele não queria negar o
incidente e o reconheceu por meio de sua equipe, mas Max veio à reunião com uma
explicação racional do seu ponto de vista e evitou uma penalidade”,
acrescentou o ex-piloto da Williams e da McLaren.
Mesmo... não voltando em
agosto
Entre os comentários da mesma
emissora, que detém os direitos no Reino Unido, assim como a DAZN na Espanha,
algumas reflexões bastante ousadas foram feitas.
“Parece muito improvável que
Hamilton não retorne para terminar a temporada, mas se as coisas continuarem
assim, seu desejo de retornar em 2026 terá que ser questionado”, foi
sugerido.
Não parece que Lewis vá tomar uma
decisão tão radical, especialmente considerando que em 2026 há um
elemento-chave que pode mudar tudo.
“O elemento crucial que, sem
dúvida, convencerá Hamilton a tentar alcançar a glória mais uma vez é que o
SF-25 e os demais carros de 2025 logo serão esquecidos, já que regulamentos de
design radicalmente diferentes e uma mudança muito significativa no motor serão
introduzidos no próximo ano”, observaram.
Não será o mesmo tipo de carro de
efeito solo que o serviu tão mal desde 2022, e a Ferrari pode ser a melhor
equipe com a mudança.
E isso faz qualquer um esperar, além de um contrato assinado por US$ 60 milhões por temporada.
Fonte: Marca

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