domingo, novembro 02, 2025

Felipe Massa busca na justiça o título de 2008 e € 73 milhões em indenização

Imagem: NurPhoto via Getty Images

Felipe Massa, contra “um dos escândalos mais graves da história do esporte”

O brasileiro está lutando em Londres para levar a julgamento o caso do "Crashgate" de Singapura, ocorrido em 2008.

Ele reivindica o título daquele ano, conquistado por Hamilton, e € 73 milhões em indenização.

O brasileiro Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1, descreveu o escândalo Crashgate, que segundo ele lhe custou o título mundial de 2008, como o maior da história do esporte.

Uma audiência preliminar de três dias foi concluída nesta sexta-feira em Londres para determinar se o caso irá a julgamento.

A decisão será anunciada nas próximas semanas.

Massa reivindica o título mundial de Fórmula 1 de 2008, conquistado pelo britânico Lewis Hamilton por um ponto, e uma indenização de 73 milhões de euros (cerca de 84 milhões de dólares) pelos danos causados ​​pelo famoso "Crashgate" do GP de Singapura de 2008, no qual o então piloto da Renault, Nelson Piquet Jr., bateu, supostamente de propósito, para que seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, pudesse vencer a corrida.

Naquela corrida, o piloto paulista terminou fora da zona de pontuação, apesar de ter largado na pole position, enquanto Hamilton garantiu um terceiro lugar que se provou crucial para a conquista do Campeonato Mundial três corridas depois, no Brasil.

O britânico conquistou o primeiro de seus sete títulos após ultrapassar Timo Glock na última curva do circuito de Interlagos.

O ex-piloto de 44 anos alega que a FIA, a Formula One Management e Bernie Ecclestone tinham conhecimento da manipulação de resultados durante aquele campeonato, mas optaram por ignorá-la para evitar manchar a reputação do esporte.

Ecclestone, a FIA e a Formula One Management têm tentado impedir que o caso vá a julgamento, argumentando que muito tempo se passou e que Massa perdeu o campeonato por seus próprios erros, não por negligência das autoridades.

O incidente, que na época resultou em sanções para a Renault, caiu no esquecimento até 2023, quando Ecclestone, chefe da Fórmula 1 até 2017, comentou em uma entrevista que a FIA tinha conhecimento da manipulação de resultados durante a temporada de 2008 e poderia ter mudado o rumo do campeonato se tivesse decidido anular o resultado daquela corrida.

Como tudo veio à tona depois do término do Campeonato Mundial, Massa não tinha como reivindicar o título, já que o regulamento da competição na época estipulava que, se os prêmios de fim de temporada já tivessem sido entregues, o resultado não poderia ser alterado.

“O fraco desempenho de Massa naquela corrida não teve relação com o acidente, assim como o ótimo desempenho de Lewis Hamilton, e nenhum dos dois tinha conhecimento das ações da Renault”, argumentaram os advogados de Ecclestone no tribunal.

Massa alega que não relatou esses eventos antes porque só percebeu, durante a entrevista com Ecclestone em 2023, que as autoridades estavam cientes das irregularidades da Renault.

“Não é exagero dizer que este é um dos incidentes de manipulação mais graves do mundo do esporte, não só porque foi uma tentativa de interferir no resultado da corrida, mas também porque colocou em risco a vida dos espectadores e do piloto. Houve um acobertamento da conspiração para causar este acidente e um acobertamento por parte dos responsáveis ​​por proteger a integridade do esporte, que conspiraram deliberadamente para encobrir um dos escândalos mais graves da história do esporte”, afirmaram os advogados de Massa.

Fonte: EFE/MARCA

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