Por Sérgio Lima
(Pinçado do blog do Juca Kfouri)
Para ilustrar o seu texto sobre o
Super Bowl 46, o twitter @moneyandsports de minha autoria que mostrou durante
toda a semana passada dados sobre o evento, faz um resumo agora da grandeza
deste fenômeno chamado Super Bowl, em números.
Por exemplo, quer saber quanto a
Madonna cobrou para fazer o show do meio tempo?
ZERO!
O retorno vem em forma da superexposição.
Falando em superexposição…
90% de todos os sites de empresas
que tiveram comerciais de TV durante o jogo foram visitados tantas vezes que
não aguentaram e saíram do ar.
Foi possível acompanhar-se 19
horas sem interrupções de transmissões televisivas, tudo em alta definição.
O Preço dos famosos 30 segundos
de comercial durante o Super Bowl?
Entre $3.5 e $4 milhões de
dólares.
Mas não é chegar e comprar não…
A rede NBC só vendeu espaços no
grande jogo para clientes que investiram em outros produtos “menores” da rede
durante todo o ano.
Na última década, a dona da marca
Budweiser (Inbev) gastou $239.1 milhões de dólares em propagandas de TV no Super
Bowl, Pepsico $174 e GM $82.
Quantidade de minutos em
comerciais que eram esperados para este ano durante todo o jogo?
Entre 40 e 50 minutos.
Faturamento projetado pela rede
NBC apenas com receita de comerciais durante o jogo?
Entre 300 e 375 milhões de
dólares.
Pela primeira vez na história a
liga disponibilizou a transmissão ao vivo para computadores e celulares e foi a
maior banda de conectividade disponível na história da rede.
Na terça-feira antes da partida
foi realizado o Media Day.
Dia em que 2000 jornalistas têm a
oportunidade de entrevistar num mesmo local todos os participantes do evento.
Por incrível que pareça a liga
vendeu 7000 ingressos para torcedores interessados em assistir ao vivo o Media
Day.
Existem 13.000 quartos de hotel
em Indianápolis, todos foram reservados muito antes do jogo, alguns com ágio de
1.700%.
Preço normal para um hotel
popular na cidade de Indianápolis normalmente?
40 dólares.
Em semanas de Super Bowl, média
de 300 dólares.
A quantidade de cerveja consumida
ontem seria capaz de encher pouco mais do que 500 piscinas olímpicas.
Como em todos os jogos da NFL,
neste também são permitidas as vendas de bebidas dentro do estádio, a torcida
em grupo e outras liberdades até extravagantes, como em todos os jogos da liga,
uma média de 400 torcedores são expulsos ou presos por desrespeitarem outros no
estádio.
O NY Giants levou pra casa o troféu
Vince Lombardi que é fabricado pela Tiffany de NY ao custo de $25.000.
68.000 ingressos foram
disponibilizados para o jogo sendo que cada equipe teve direito a apenas 17.5%
dos mesmos, o restante foi vendido para o público em geral.
Os preços oficiais da grande
maioria dos ingressos estavam nas faixas de $800 e $1200 dólares cada, mas
quase todos foram vendidos por mais de $4000.
O time do Giants de Nova Iorque
vendeu a capacidade total de seu estádio na noite de ontem para torcedores
decididos a passar frio, mas assistir a final no estádio.
Mais de trezentas festas
corporativas foram realizadas na cidade de Indianápolis nas duas ultimas
semanas com ingressos chegando a 4 mil dólares por pessoa.
Incentivos fiscais?
450 milhões de dólares foram
injetados na economia de Indianápolis por causa do Super Bowl e eles terão
outro em breve.
Leão bonzinho: 35% de todo o
dinheiro gasto na compra dos ingressos serão deduzidos como despesa em
declarações de imposto de renda.
5% de todos assistindo o Super
Bowl assistiram o jogo sozinhos.
20 milhões de americanos
assistiram o jogo numa festa de Super Bowl na casa de amigos e não em casa.
40% de toda a audiência
televisiva assistiu o jogo mesmo sem gostar de futebol americano.
160 milhões de americanos
assistiram ao menos parte do Super Bowl.
Naming Rights 1: A empresa Lucas
Oil paga $122 milhões por um contrato de 20 anos com o estádio do Indianápolis,
sede do Super Bowl de ontem.
Naming Rights 2: No Super Bowl,
apenas, o valor de exposição da marca na mídia está avaliado em $33.8 milhões.
Naming Rights 3: E este estádio
já tem garantido pela liga a hospedagem de mais um Super Bowl no futuro e ainda
dentro do mesmo contrato com a Lucas Oil.
Preço de um jatinho particular
com capacidade para 8 saindo de NY para Indy e voltando depois do Super Bowl?
$23 mil dólares.
No Pro-Bowl, o jogo das estrelas
da NFL no domingo anterior, os jogadores tiveram a disposição duas estações
remotas para que pudessem nos intervalos, utilizar o Twitter.
Camarotes para 35 pessoas no nível
do gramado e que estavam avaliados em $300 mil foram vendidos por $500 mil
dólares.
Seriam necessários mais de 220
mil campos de jogo para plantar a quantidade de milho, batatas e abacates que
foram consumidos no dia do jogo.
A rede Wingstop vendeu sozinha
5.6 milhões de asinhas de frango no Super Bowl (290% mais que em outros
domingos).
Foram consumidas 1.25 bilhões de
asinhas de frango no domingo de Super Bowl (National Chicken Council).
Foram consumidos 5 milhões de
quilos de batatas chips no domingo de Super Bowl.
7 milhões de americanos não
apareceram para trabalhar hoje por causa do jogo de ontem.
Os esportes favoritos nos EUA em
2011 segundo pesquisa: 36% NFL- futebol americano profissional, 13% Futebol
Americano Universitário, 13% MLB – beisebol profissional, 8% Automobilismo, 5%
NBA (Ag.Harris).
A NFL já decidiu que adicionará 2
novas equipes a liga em breve.
Agora é só fechar o acordo para a
construção do novo estádio em Los Angeles e decidir pela outra cidade a receber
um novo time.
Ao final da festa e com as cortinas
fechando, a única preocupação dos diretores da liga era continuar procurando
formas de tornar a liga ainda mais atraente para os torcedores de estádio. Isso
porque a liga só teve problemas de audiência abaixo do que eles consideram
ideal em 16 partidas de um total de mais de 250.
O próximo Super Bowl será o 47 a
ser jogado na cidade de Nova Orleans no Mercedes Benz Super Dome no estado da
Louisiana.
A equipe de especialistas em
organizar super bowls já está trabalhando com as autoridades locais há algum
tempo e daqui a bem pouco tempo tudo o que foi planejado por meses começa a
sair do papel.
Quem vai jogar no super bowl 47?
Numa liga desenhada para
fortalecer o todo, independendo do tamanho do mercado que cada time ocupe...
Quem vai para a final, acredite
ou não, já faz algum tempo que é o que menos importa.
Na NFL todos ganham igual e todos
morderam ontem um bocadinho do bolo azul e branco do Giants de Nova Iorque.
Porque a diferença entre estes
senhores e outros que nós bem conhecemos é o fato de eles não terem a menor
vergonha de dizer que adoram vencer, mas que estão no negócio para ganhar
dinheiro também.
@moneyandsports