terça-feira, maio 06, 2008

O recorde é só brasileiro e não mundial....

O ABC detém o recorde nacional de títulos, isso é verdade e considero esse assunto superado.

Minha convicção ultrapassa a mesquinha alegação de que apenas a partir de 1974, é que tivemos a estadualização da competição com a entrada de clubes como Baraúnas, Potiguar e outros representantes interioranos.

Se esse argumento for válido, teremos que subtrair todos os títulos conquistados pelos clubes cariocas no período de 1960 a 1975, quando a cidade do Rio de Janeiro foi transformada no Estado da Guanabara e seu campeonato ficou reduzido à participação apenas dos clubes da cidade.

Naquele período, CR Flamengo, CR Vasco da Gama, Botafogo FR, Fluminense FC, América FC, Bangu AC, São Cristovão FR, Campo Grande AC, Olaria AC, AA Portuguesa, Madureira e Bonsucesso FC.

É bom lembrar também que de 1906 a 1959, o campeonato era denominado de Campeonato Metropolitano em virtude de ser a cidade capital brasileira e seu território ser denominado de Distrito Federal.

Isso dito, explico...

Hoje fui convidado para sentar a mesa de alguns torcedores alvinegros que discutiam sobre a possibilidade de o ABC ser o clube com o maior número de títulos no mundo, mas infelizmente tive que decepcioná-los.

O clube com o maior número de títulos conquistados no planeta é o Rangers de Glasgow na Escócia com 51 títulos nacionais.

3 comentários:

Carlos Henrique disse...

Pois é, caro amigo. E para piorar as coisas diga aos seus amigos abecedistas que o ABC vai precisar comer muito feijão com arroz para chegar aos 121 TÍTULOS do Glasgow Rangers, esse sim o maior campeão do mundo.

Fora as 51 conquistas nacionais, ainda levou 31 taças da Copa da Escócia, 25 Copas da Liga Escocesa, 1 Recopa Européia, 1 Campeonato Escocês entreguerras, 6 Ligas do Sul da Escócia, 3 Milk Cups, 1 Drybrough Cup e 1 Tennent's Sixes Cup. Ufa...

Ah, lembrando que o 52º título nacional está bem próximo. Abraços!

Anônimo disse...

Tb diga a eles Fernando, que os títulos são Nacionais e não Metropolitanos como o time Fúnebre e vc alegam serem reconhecidos.

Anônimo disse...

A rivalidade entre ABC e América é doce,mas mesmo doce a falta de humildade do América é terrível.

Assinado José Leonardo ( e-mail jlgmbezerra@ig.com.br ).