Empresas especializadas em marketing esportivo apontam os sites, como uma ferramenta indispensável para fidelização de torcedores e geração de recursos via internet...
Segundo o Futebol Finance, Portugal ainda sofre com a pouca importância que os dirigentes dos grandes, médios e pequenos clubes, dão a esse veículo de comunicação.
Sporting, Porto e Benfica, trabalham basicamente a venda de ingressos, a venda de merchandising e a divulgação de comunicados – muito pouco, dizem os especialistas.
São 4,5 milhões de internautas (sem contar com os imigrantes) portugueses, que se perdem pela falta de visão dos gestores dos sites dos clubes lusitanos.
O torcedor português, ainda se utiliza dos veículos convencionais como fonte de informação, já que as notícias publicadas nos sites oficiais, normalmente são de segunda mão – isto é, são publicados sempre com atraso em relação aos jornalistas dos diários esportivos e dos blogs mantidos por cronistas.
Como contra ponto, o Futebol Finance mostra o site do Barcelona como exemplo de eficácia...
O clube espanhol usa seu site com ferramenta para potencializar negócios e construir uma ligação estreita com sua torcida (seus consumidores alvo) e angariar novos torcedores.
Numa visita rápida ao site do Barcelona, existem algumas seções que compravam a afirmação do Futebol Finance:
A Zona Fan, por exemplo, é a seção voltada exclusivamente para o torcedor...
Lá o fã do Barcelona, encontra de tudo: downloads para celular, IPhone e IPod, papel de parede para computador, vídeos de outros torcedores incorporados via You Tube, chats para trocar idéias e fazer novos amigos, promoções especiais e exclusivas, histórico dos jogadores e, além disso, o torcedor ainda tem a sua disposição, a rádio Barcelona, os boletins informativos e as notícias recentes e sempre atualizadas em primeira mão.
Se você não mora em Barcelona, é possível visitar o estádio e as instalações do clube, via internet...
O site do Barcelona é a fonte de informação de sua torcida, e o chamariz para conquista de possíveis novos torcedores e investidores...
Na Espanha, na Inglaterra e na Alemanha, são os sites oficiais dos clubes que pautam a imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário