sábado, outubro 08, 2011

O outro lado de Mourinho...



O CD Canillas é um clube pequeno e inexpressivo de Madrid e jamais seria notícia em lugar nenhum, caso não tivesse entre os mais de setecentos meninos que participam de sua escola de formação de atletas, um jovenzinho que sonha ser goleiro...

Mas afinal, o que tem de tão importante a ponto de transformar o CD Canillas em notícia, esse jovenzinho?

Seu sobrenome!

O garoto se chama José Mário Mourinho...

Isso mesmo, ele é filho do treinador do Real Madrid, José Mourinho.

E porque José Mário Mourinho não está no Real Madrid?

Por que seu pai não quis...

Mourinho, assim como qualquer outro cidadão de Madrid que não tenha portas abertas no mundo do futebol, inscreveu seu filho na escola de futebol do CD Canillas e paga mensalmente, como todos os outros, a matricula e o equipamento utilizado por seu filho.

Mas, além do sobrenome de José Mário, o que transformou o CD Canillas em notícia?

Uma revelação feita à imprensa espanhola pelos pais de dez pequenos atletas da escolinha.

Angel Alvarez, pai de Angel Ivan, contou a seguinte história.

- “O senhor Mourinho é um pai como qualquer outro: vem aos treinos, fica próximo ao alambrado, dá instruções, torce e quando pode, vai para o gramado, recolhe as bolas que saem pela linha de fundo e depois, quando o treino termina, fica com alguns garotos, seu filho e os outros goleiros, chutando ao gol”...

- “Há dois anos, ao chegar para mais um treino, o senhor Mourinho se deparou com um grupo de pais, entre eles eu, que tentavam consolar seus filhos que haviam sido impedidos de treinar por falta de pagamento das mensalidades”...

- “Ele passou e nada disse”...

- “Mais tarde fomos chamados pelo presidente do clube, Manuel Alvarez, que nos informou que nossos filhos podiam voltar a treinar, pois as contas haviam sido pagas”.

- “Dias depois, soubemos que o senhor Mourinho chamou o presidente Manuel Alvarez e lhe perguntou o estava se passando e foi informado do desligamento dos 10 meninos”...

- “Sem questionar sobre a qualidade de nenhum dos garotos, o senhor Mourinho pediu o número da conta corrente do clube e depositou o dinheiro que faltava e desde então, paga anualmente, 6.000 euros correspondentes às matriculas e o material de cada um dos 10 meninos”.

- “Estou desempregado, vivo de pequenos trabalhos e sempre fiz o que pude para apoiar o sonho do meu menino”...

- “Naquele dia, quando soube que não seria mais possível, me senti muito mal, me senti um fracasso como homem e como pai”...

- “Hoje, sonho em voltar a trabalhar e poder voltar a pagar as mensalidades, mas por enquanto o máximo que posso fazer é contar essa história e juntamente com os outros pais, agradecer ao senhor Mourinho por não deixar morrer o sonho de nossos filhos”...

- “Um dia desses, em casa, Angel Ivan me perguntou se eu achava que ele era bom o bastante para um dia vir a jogar sob o comando do senhor Mourinho”...

- “Olhei para meu filho e disse: não sei meu filho, mas se um dia seu coração for tão bom quanto o dele, me darei por satisfeito e saberei que valeu a pena”.

Perguntado sobre o que achava das pessoas que criticavam Mourinho e o chamavam de arrogante, Angel Alvarez disse: “não sei muito sobre essas coisas, sou um homem simples, mas acho que o mundo seria bem melhor, se os arrogantes fossem capazes de atos assim”.





Um comentário:

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Grande texto, bela notícia.