sábado, novembro 21, 2015

O clássico do medo... Real Madrid e Barcelona.

Imagem: Trivela

Real Madrid x Barcelona: blindagem policial histórica

Patrícia Ortega Dolz / Fran Serrato – Madrid

Para o jornal El Pais

São 1.100 policiais, 1.400 agentes de segurança contratados pelo Real Madrid, 122 guardas municipais, vigilância, revistas, controles exaustivos e uma bateria de medidas inéditas vão formar o esquema de segurança para o jogo Real Madrid x Barcelona hoje (15h15, horário de Brasília).

Já disse ontem o secretário de Estado de Segurança, Francisco Martinez: “O maior esquema já organizado para um evento esportivo”, concluiu em declarações à Rede COPE.

Fontes da polícia confirmaram que se trata, pelo menos, do maior esforço realizado em um jogo de futebol, ainda maior do que o estabelecido em Real Madrid x Zaragoza, que foi disputado dois dias depois dos atentados de 11 de março de 2004 em Madri.

O massacre terrorista em Paris – que também foi realizado perto do estádio de futebol da capital francesa – e a suspensão de dois jogos internacionais – Bélgica e Espanha na terça-feira passada, em Bruxelas, e Alemanha x Holanda na última quarta-feira em Hanover – alteraram completamente as disposições das medidas de segurança previstas para o grande clássico.

Foram dobrados os efetivos desde terça-feira (que passaram de 550 a 1.100 agentes em dois dias) e foi redobrada a segurança privada que normalmente é definida pelo clube.

“Os controles serão exaustivos”, ressaltou Martinez, mas disse que a operação está prevista no protocolo em resposta ao nível quatro de alerta por risco de ataque terrorista em que se encontra a Espanha, somado a uma partida classificada como de alto risco.

Nos últimos dias, políticos e representantes do mundo dos esportes se apressaram para manifestar sua intenção de assistir ao clássico como um sinal de confiança nas medidas de segurança adotadas e como uma reivindicação dos valores e do modo de vida europeu, que não deve ceder ao medo.

O secretário de Estado de Esportes, Miguel Cardenal, manifestou sua intenção de “perder um pouco o aniversário” de sua filha e assistir.

E a delegada do Governo, Concepción Dancausa, também confirmou.

Por sua parte, o ministro do Interior Jorge Fernández Díaz disse:

“Meu filho vai, com isso digo tudo”.

Na tarde de ontem já dava para começar a ver os controles, com policiais rastreando com cachorros ao redor do estádio e o controle de veículos estacionados na área.

Está previsto que um cordão triplo policial proteja o Santiago Bernabéu que será estabelecido quatro horas antes da partida.

As entradas, fechadas desde a noite de sexta-feira depois da revisão das instalações, serão abertas duas horas antes do começo da partida e haverá controles sistemáticos de bolsas e mochilas, não aleatórios.

Por essa razão, e para agilizar os acessos, foi recomendado que os 85.000 espectadores esperados devem levar o mínimo de coisas possível.

Dancausa já anunciou no início da semana:

“Vamos revistar até os salgadinhos”.

Após a reunião com todos os agentes implicados na segurança do evento na tarde de quinta-feira, Dancausa assegurou que as pessoas poderão “desfrutar tranquilamente do jogo”.

Nenhum comentário: