Imagem: Autor Desconhecido
Juventus, City, aspirante.
Gigantes da internet vão ao
futebol por beiradas.
Por Rodrigo Mattos para o UOL Esporte
A previsível entrada dos gigantes
da internet (Facebook, Netflix, Amazon, etc) na briga de direitos de
transmissão de futebol já começa a ocorrer pelas beiradas.
Times de futebol já fecham
acordos por direitos paralelos como a produção de séries de bastidores, e
campeonatos de jovens já são explorados.
Dirigentes já os esperam nas
próximas disputas pelas competições.
Nesta semana, o Manchester City
anunciou um acordo de 10 milhões de libras para a produção de uma série na
Amazon.
A ideia é explorar os bastidores
da campanha.
Houve complicada negociação para
não interferir nos direitos sobre Premier Legue a Champions League.
Antes, a Juventus fizera acordo
similar com o Netflix, também para a exploração dos bastidores de suas campanhas.
A ideia é repetir o que foi feito
com time de futebol universitário, que já está no cardápio da empresa.
Há dois meses, o executivo do
Manchester United Ed Woodward previu que a Amazon e o Facebook já devem fazer
parte da próxima disputa de direitos pela Premier League.
Claro, é uma previsão, sem
certeza, mas a cada vez ganha mais chances de se concretizar.
Inicialmente, o Facebook tinha se
posicionado de que não investiria em direitos, mas isso tem caído por terra.
Tentou, sem sucesso, levar a Liga
de Cricket da India.
No Brasil, ainda tímido, investiu
dinheiro em uma parceria com o Esporte Interativo para passar o Campeonato
Brasileiro de aspirantes.
O caminho está traçado
independentemente do discurso cauteloso.
Os gigantes de internet têm
dinheiro, necessidade de conteúdo para inflar seus tráfego e assinaturas (em
alguns casos).
É juntar a fome com o prato.
Resta saber com que velocidade o
processo vai ocorrer, e como serão as relações com as redes de televisão já
constituídas que costumam ser parceiras em alguns projetos.
Mas é certo que o conteúdo do
futebol pode se tornar estratégico para esses gigantes da internet.
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