segunda-feira, abril 30, 2018

O fim da primeira rodada dos playoffs da NBA - Analise...

Imagem: Autor Desconhecido


O fim da primeira rodada dos playoffs da NBA

Por Luiz Gustavo Ribeiro

A primeira rodada dos playoffs da NBA foi recheada de recordes, a maioria devido a um homem só, LeBron James.

Na Conferência Leste deu a lógica já esperada pelo chaveamento, talvez não sejam realmente as melhores equipes, mas os quatro primeiros passaram, alguns com mais sofrimento do que outros.

Já na equilibrada Conferência Oeste, Houston e Golden State enfrentam Utah e New Orleans, que devem ser meros figurantes diante das duas equipes mais dominantes da temporada regular.

Confira a seguir, a análise dos confrontos da primeira rodada:

CONFERÊNCIA LESTE

(1) Toronto Raptors 4 X 2 Washington Wizards (8) 

Como foi dito inicialmente, talvez as melhores equipes não tenham passado.

O “se” no esporte é algo que sempre estará à tona nas discussões e debates, então, e se John Wall não tivesse se contundido e perdido o fim da temporada regular?

Mas, isso nunca saberemos. Provavelmente, o Wizards teria se colocado melhor e não teria enfrentado o Raptors logo de cara, mas nem a volta de seu melhor jogador fez a equipe da capital americana derrubar os canadenses.

E não foi por falta de tentativa, após perder os dois primeiros jogos, o Washington empatou a série forçando o quinto jogo, mas aí o que parecia uma reação, ficou só no achismo.

DeMar DeRozan e Kyle Lowry mostraram porque o Toronto foi a melhor equipe do Leste, a eficiência e afinidade da dupla foi (e é) um dos diferenciais da equipe que além deles, contou com uma boa organização defensiva e um time muito bem treinado.

Após a primeira rodada, os canadenses ainda seguem como principais favoritos no Leste, enfrentaram um adversário, que assim como eles, tenta aos poucos encontrar o seu espaço no lado que até então, tem um reinado sem fim.

(2) Boston Celtics 4 X 3 Milwaukee Bucks (7)

Mesmo sem Kyrie Irving (e Gordon Hayward) os maiores campeões da NBA conseguiram passar de fase na competição.

Se não tivemos os grandes All-Stars do momento, as prováveis estrelas do futuro deram conta do recado e evitaram uma zebra.

Assim como na temporada regular, o Bucks conta com as boas atuações de Giannis Antetokounmpo, mas o grego não pode jogar sozinho.

Com a inconstância de seus auxiliares, a equipe de Milwaukee arriscou, deu trabalho, mas não foi capaz de superar o trabalho que o técnico Brad Stevens faz com a equipe de Boston.

A experiência de Kris Middleton e Eric Bledsoe foram barradas pela ousadia de Jaylen Brown e Jayson Tatum, que foram liderados por um Al Horford ofensivo e um Terry Rozier surpreendente.

(3) Philadelphia 76ers 4 X 1 Miami Heat (6)

A série mais curta do Leste, mas não menos emocionante, porque talvez essa série tenha sido a despedida de Dwyane Wade das quadras, mas também porque a rivalidade entre os jogadores e o “trash talk” deram as boas-vindas aos playoffs.

Joel Embiid e Justin Winslow protagonizaram cenas memoráveis, um embate cheio de raça com uma pitada de exagero, no momento em que Winslow pisou propositalmente na máscara de segurança do pivô dos Sixers.

Miami se mostrou perdido e foi se rendendo aos poucos, o incômodo gerado pelo trash talk não foi o suficiente para segurar o time do jovens, esperanças de um futuro que pode estar mais próximo do que parece, já que em seu primeiro ano, Ben Simmons joga como gente grande e foi um dos pilares para o desequilíbrio da série.

(4) Cleveland Cavaliers 4 X 3 Indiana Pacers (5)

A melhor série dos playoffs até aqui.

Em meio a suas tantas quebras de recordes, LeBron James pela primeira vez chegou a um jogo 7 de primeira rodada.

Como de costume, LeBron foi o centro das atenções, mesmo sendo marcado a todo instante por Lance Stephenson, às vezes até com muita excessividade, o King James levou sua equipe nas costas e independente do resultado da partida manteve seu desempenho regular com grandes atuações.

Os Cavs se mostraram que Kyrie Irving vai fazer muita falta por mais tempo do que imaginávamos, as peças de reposição não conseguiram se acertar e pouco ajudaram James, muito se deve às escolhas táticas do treinador Ty Lue que tomou decisões que foram contestadas o tempo todo.

Do outro lado, pudemos ver o desenvolvimento de uma estrela, Victor Oladipo fez com que Paul George não fizesse falta e quase destronou o rei do leste numa primeira rodada de playoffs, é evidente que no papel o time de Cleveland era mais consistente, mas a equipe de Indiana era mais treinada, técnica e teve a disciplina ao seu lado, só que do outro lado tinha um dos maiores jogadores de todos os tempos e isso já foi o suficiente, pelo menos até então.

CONFERÊNCIA OESTE

(1) Houston Rockets 4 X 1 Minnesota Timberwolves (8)

A lógica foi concretizada.

Um arsenal de elite nas bolas de 3, um banco seguro e bem treinado, aliados a um trio excepcional, o Rockets não teve muito trabalho para despachar os Wolves. Liderados por James Harden e Chris Paul, a equipe do Texas mostrou porque foi a mais forte da temporada regular, o treinador Mike D’Antoni soube tirar o melhor de cada jogador, fazendo com que qualquer um entrasse em quadra não deixasse o nível do time cair muito.

Do outro lado, tivemos um Minnesota que volta aos playoffs depois de muito tempo, a equipe montada para o futuro, nesta série não foi levada pelas jovens estrelas Andrew Wiggins e Karl-Anthony Towns, já que em alguns momentos os garotos sentiram a pressão dos playoffs e quem brilhou foi uma estrela que para muitos já tinha sido apagada, o veterano Derrick Rose.

O armador relembrou os velhos tempos que o consagrou em Chicago e chegou a incomodar várias vezes os adversários, mas nada disso foi suficiente para ameaçar a superioridade dos foguetes.

(2) Golden State Warriors 4 X 1 San Antonio Spurs (7)

Voltando àquela ideia do “se”, se Kawhi Leonard tivesse jogado esse ano, essa poderia ser a final da Conferência Oeste.

É, mas ele não jogou.

E o Golden State, sem Stephen Curry, não tem nada a ver com essa história, liquidou a fatura de forma quase perfeita, teve um deslize no jogo quatro, mas não por demérito da equipe, mas pela última chama acesa do lado texano, uma chama que pode ter se apagado e ter feito seus últimos jogos, essa chama é Manu Ginóbili.

Aos 40 anos de idade, o argentino batalhou com toda sua raça, mesmo estando poucos minutos em quadra, a sua experiência pôde dar uma última esperança aos torcedores.

Para a próxima rodada Curry será um reforço e tanto para equipe de Steve Kerr, que mesmo assim mostrou que sem o armador, a sua equipe consegue se impor como uma das favoritas ao título.

(3) Portland Trail Blazers 0 X 4 New Orleans Pelicans (6)

A única varrida nessa primeira rodada, para alguns pode até surpreender, mas para outros isso foi apenas o reflexo de anos de construção.

Portland mais uma vez tremeu nos playoffs, a equipe que vinha fazendo boa campanha na temporada regular, aparentemente cansou e foi derrotada pelo time de Anthony Davis, um dos melhores jogadores da atualidade.

Damian Lillard e CJ McCollum não conseguiram levar a equipe nas costas e sentiram o duro golpe de Rajon Rondo, um veterano que voltou a fazer mágica com as mãos, num ambiente que ele já conhece muito bem.

Mesmo sem DeMarcus Cousins, New Orleans se mostrou imponente, praticamente perfeito em suas ações, a conexão dos armadores com Davis foi crucial e fatal para liquidar a série.

(4) Oklahoma City Thunder 2 X 4 Utah Jazz (5)

Quando Carmelo Anthony e Paul George se juntaram a Russell Westbrook os ânimos dos torcedores do Thunder se exaltaram.

No papel, a equipe tinha de tudo para bater de frente com o atual campeão da liga e certamente figuraria a lista dos favoritos.

Mas a temporada regular jogou um balde de água fria nos otimistas e os playoffs confirmaram, as estrelas do OKC não aprenderam a jogar juntos e foram derrubados por um time que surpreendeu a temporada inteira.

Utah veio sem Gordon Hayward esse ano, mas trouxe duas grandes aquisições, o calouro Donovan Mitchell e o armador Ricky Rubio, que se se aliaram a Rudy Gobert.

Na série, Utah dominou o Oklahoma de uma forma gritante, alguns jogos foram repletos de emoção, Westbrook foi dominante, mas sua sede não contagiou seus companheiros, em alguns momentos PG ainda decidiu, mas o que dizer do rendimento de Carmelo?

O Jazz chega como zebra e afunda todo o planejamento (muito mal feito) do OKC, que terá que se reerguer e não sabe se continuará com seu trio para a próxima temporada. 

OS CONFRONTOS DAS SEMIFINAIS:

LESTE

Toronto Raptors X Cleveland Cavaliers
Boston Celtics X Philadelphia 76ers

OESTE

Houston Rockets X Utah Jazz
Golden State Warriors X New Orleans Pelicans

Nenhum comentário: