terça-feira, junho 01, 2021

Depois de entrar em choque com os organizadores do Grand Slam de Roland Garros, Naomi Osaka se retira do torneio...

Imagem: Revista Tênis

Naomi Osaka anunciou a sua desistência do torneio de Roland Garros...

A decisão da número 2 do Mundo vem após ser multada e estar sob ameaça de desclassificação da torneio por faltar às coletivas de imprensa.

Ausência que a tenista japonesa já tinha explicado apontando as dificuldades que tem em lidar com os jornalistas e com a depressão e ansiedade que vem sofrendo desde o US Open...

“Acredito que o melhor para o torneio, para os outros jogadores e para o meu bem-estar é que eu me retire, para que todos possam de novo concentrar-se no tênis. Não sou uma oradora e sofro ataques de ansiedade antes de falar com os meios de comunicação”, disse Osaka em sua conta no Twitter.

 

Naomi havia sido multada no domingo em 15 000 dólares (cerca de 12 000 euros) por não comparecer à conferência de imprensa em Roland Garros, arriscando naquele momento sua  exclusão do torneio francês caso reincidisse, como informou a organização...

Ainda no comunicado, também assinado pelas direções dos outros Grand Slam - Wimbledon, Open da Austrália e Open dos Estados Unidos -, a organização do torneio parisiense pedia à tenista para rever a sua posição e afirmava ter tentado, sem sucesso, falar com Naomi Osaka sobre o tema da saúde mental.

Abaixo a decisão de Naomi Osaka

“Acho que o melhor para o torneio, para os outros jogadores e para o meu bem-estar é a minha saída para que cada um volte a se concentrar no tênis em Paris. Eu nunca quis ser uma distração e confesso que a minha mensagem poderia ter sido mais clara.

Mais importante, eu nunca exagerei em usar termo 'saúde mental'. A verdade é que eu tenho sofrido com longas crises de depressão desde o US Open de 2018 e tenho muita dificuldade para lidar com isso.

Todo mundo sabe que eu sou introvertida e qualquer pessoa que me assista em um torneio vai notar que muitas vezes eu ando com fones de ouvido, isso me ajuda a lidar com a ansiedade.

Os jornalistas que trabalham com tênis sempre foram educados comigo (e eu gostaria de pedir desculpas a todos os bons jornalistas que eu possa ter machucado). Eu não sou uma pessoa que gosta de falar em público e fico muito ansiosa quando tenho que falar com a imprensa. Eu fico muito nervosa e estressada enquanto tento dar as melhores respostas possíveis.

Então aqui em Paris, eu estava me sentindo muito ansiosa e vulnerável e pensei que a melhor forma de cuidar de mim seria não participar das entrevistas coletivas. Eu anunciei isso com antecedência, porque acredito que as regras estão datadas e que precisamos chamar atenção para isso.

Escrevi de forma particular meu pedido de desculpas para a organização do torneio e disse que gostaria de conversar com eles depois do torneio, já que o Grand Slam é muito intenso.

Vou passar um tempo fora das quadras agora, mas quando for o momento certo, eu gostaria de discutir maneiras de tornar as coisas melhores para os jogadores, para a imprensa e para os torcedores. Espero que todos estejam bem e seguros. Amo todos vocês.”

Nenhum comentário: