sábado, agosto 07, 2021

A origem dos cartões amarelo e vermelho no futebol...

Imagem: Autor Desconhecido

Descubra a origem dos cartões amarelo e vermelho no futebol

Por Pedro Pereira

Como acontece com o resto das modalidades esportivas, com o passar do tempo o futebol foi modificando suas regras e incorporando novas práticas com o objetivo de fazer o jogo mais dinâmico.

Um exemplo destas mudanças é a incorporação do árbitro assistente de vídeo, mais conhecido como VAR.

Embora pareça que tenham existido desde o início do futebol como esporte moderno, no ano 1863, os cartões amarelo e vermelho começaram a ser utilizados pela primeira vez na Copa do México de 1970.

Se você é fanático desta disciplina e costuma fazer apostas esportivas na Bwin para tentar a sorte, com certeza está curioso por saber a origem desta metodologia que se aplica para punir aqueles jogadores que cometem infrações durante as partidas.

 O episódio que inspirou a criação

Antes da invenção dos cartões amarelo e vermelho, para expulsar ou indicar faltas disciplinares, os árbitros utilizavam o apito e acompanhavam o som com gestos e gritos aos jogadores envolvidos.

Este sistema funcionou até o dia 23 de julho de 1966, quando no estádio de Wembley, em Londres, os times de Argentina e Inglaterra disputaram uma partida pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Nesse dia, o capitão da seleção argentina Antonio Rattin, não ficou contente com a marcação de uma falta feita pelo árbitro alemão Rudolf Kreitlein e começou a reclamar.

A autoridade disciplinar dentro do campo interpretou que o argentino estava lhe faltando o respeito e decidiu expulsá-lo do jogo usando o dedo indicador.

Rattin pediu um tradutor, mas o juiz não quis saber de nada e manteve a sanção. 

Realmente enfurecido, o jogador se recusou a deixar o campo.

A confusão terminou com a intervenção do responsável geral dos árbitros, Ken Aston, que convenceu o argentino de para a briga e acatar a decisão.

Após este episódio, ficou claro que a punição por apitos e gestos não era clara e que devia se inventar outra forma de marcar as faltas e as expulsões.

Aston teve uma ideia: utilizar um sistema de cores mundialmente reconhecidas.

O árbitro inglês sugeriu a utilização de punições visíveis através de cartões coloridos.

Desta forma ficou instituído que o cartão amarelo seria para faltas leves e o vermelho, para aquelas de maior gravidade que requerem a expulsão.

 As primeiras aplicações

O sistema de punição através de cartões de cores começou a ser utilizado a partir da Copa do Mundo de 1970. 

No primeiro jogo dessa competição foi disputado pelo México e a União Soviética, em 31 de maio.

Foi nesse dia que o árbitro alemão Kurt Tschenscher aplicou pela primeira vez o cartão amarelo.

Os destinatários das punições foram os jogadores russos Gennadi Logofet e Givli Nodia e o futebolista mexicano Gustavo Pena por iniciar uma briga dentro do campo de jogo.

Passaram 4 anos até a aparição do primeiro cartão vermelho, na Copa do Mundo de 1974.

Nesse momento, numa partida entre o Chile e a Alemanha, o juiz turco Dogan Babacan expulsou o chileno Carlos Caszely aos 23 minutos do primeiro tempo, depois de lhe aplicar o amarelo 13 minutos depois de iniciado o jogo.

Nenhum comentário: