terça-feira, fevereiro 08, 2022

O homem que coleciona camisas de times do mundo todo...

Imagem: Twitter

O fã de futebol que coletou 3.000 camisas de todo o mundo

Arjan Wijngaard ganhou uma camisa do Everton há 25 anos.

Sua vida não tem sido a mesma desde então

Por Josh Butler para estes tempos de futebol

O que você faz quando tem quase 3.000 camisas de futebol em sua posse?

Se você é o fã de futebol holandês e colecionador Arjan Wijngaard, você aloca um quarto em sua casa como um espaço de exposição e registra cada camisa que você compra em um catálogo on-line.

Arjan coleciona camisas de todo o mundo nos últimos 25 anos, começando com um kit do Everton que recebeu em 1997, e agora possui uma das maiores, senão a maior, coleção pessoal da Europa.

O que o atraiu para a ideia de colecionar camisas?

“Claro que eu gosto de futebol. Isso é uma coisa importante se você quiser colecionar camisas. Não há nenhuma razão particular pela qual eu escolhi camisas, no entanto. Algumas pessoas escolhem lenços – eu também tenho lenços porque, se não consigo uma camisa quando vou a um estádio ou a um jogo, tento comprar um lenço. Na verdade, talvez eu devesse ter escolhido lenços ou alfinetes; eles são muito mais baratos e não precisam de muito espaço!”

Dê uma volta no showroom de Arjan e é fácil ver o que ele quer dizer.

As paredes estão equipadas com prateleiras que gemem sob o enorme peso de sua coleção.

É um banquete de cores.

Na vitrine estão dois manequins em trajes verdes e azuis.

É um verdadeiro sacrário de camisas – de clubes grandes e pequenos.

“Em geral, gosto de colecionar camisas de clubes que não são muito fáceis de encontrar”, diz Arjan.

“Como menores e fora da liga, por exemplo, os membros do nono  e décimo degrau da pirâmide inglesa ou clubes de países não conhecidos como países famosos do futebol, como Nova Zelândia ou Tanzânia.”

Por que Arjan criou o site Voetbal Shirts para exibir suas camisas?

“Houve alguns motivos. Em primeiro lugar, é mostrar aos outros o que tenho. Em segundo lugar, para provar ao seguro que eu tinha todas as camisas caso aconteça um incêndio ou roubo. Além disso, ter a minha coleção online torna mais fácil ver o que já tenho, especialmente quando procuro novas camisas online ou quando estou em lojas no estrangeiro.”

Antes da pandemia, Arjan viajava para o exterior cinco vezes por ano para comprar camisas, com cerca de metade dessas viagens à Grã-Bretanha.

“Prefiro comprá-las pessoalmente na loja do clube perto do estádio, mas nem sempre é possível”, diz.

“Outras opções são lojas de clubes online e, claro, eBay, mas também grupos no Facebook e outros colecionadores aqui na Holanda, no exterior e no Twitter. Ao longo dos anos, fiz contatos em todo o mundo e isso também é uma parte divertida de colecionar.”

“Todas as coisas que vêm com a coleção são talvez ainda melhores do que ter as camisas. As visitas aos estádios, pesquisar online, entrar em contato com as pessoas, conhecer outros colecionadores e voluntários que se orgulham de seu clube e querem me ajudar a adicionar uma camisa ou seu clube à coleção é ótimo. A coleção de camisas me deu muitas coisas positivas além das camisas em si: conversar sobre camisas e futebol e ajudar uns aos outros através de nossa paixão mútua por camisas.”

Com quase 3.000 camisas para escolher, deve ser difícil escolher uma, mas ele tem uma favorita.

“Há uma camisa velha do FC Groningen que é a favorita porque é rara – desgastada e com quase 40 anos.”

Como a maioria de suas camisas, Arjan não a usa para fins recreativos – embora não necessariamente pelo motivo que a maioria das pessoas espera.

“Eu costumo não usar minhas camisas porque nem todas estão mais no meu tamanho! Eu não uso camisas de futebol com muita frequência. Não quero danificá-las. Mas, na verdade, algumas eu tenho em dobro: uma para a coleção e outra para usar.”

Mesmo que seu showroom pareça ter atingido o ponto de saturação, Arjan está trabalhando em uma lista de camisas – com uma que ele cobiça acima de todas as outras.

“Há uma camisa que eu realmente quero adicionar à minha coleção, uma camisa da final da Copa Groningen de 2015. Groningen é meu time local e eles só ganharam um troféu: a copa holandesa. Como eu disse antes, gosto de camisas de clubes que não são da liga que ainda não tenho. Então, se há pessoas que estão lendo isso e acham que podem me ajudar com uma camisa de seu clube local, não hesite em entrar em contato comigo!”

O caso de amor de Arjan com Groningen serviu como porta de entrada para sua afinidade ao longo da vida por futebol e uniformes.

“Groningen é a minha equipe local. Eu tenho um ingresso para a temporada há quase 30 anos e o estádio fica a apenas 10 minutos de bicicleta. Minha opinião é que você sempre tem que apoiar sua equipe local. Mas o Everton foi minha primeira camisa. Acho que gosto de apoiar os clubes das pessoas. Everton, Groningen e Feyenoord são realmente clubes do povo”.

Como um dos membros da velha guarda no fenômeno relativamente recente de colecionar camisas, o que o futuro reserva para Arjan?

“Não tenho planos de parar!” ele diz.

“Enquanto eu gostar e tiver espaço para continuar, não vou parar.”

Um comentário:

jornal da grande natal disse...

Acho que alguém poderia enviar uma do Arsenal. O de São José do Mipibu.