domingo, dezembro 31, 2023

Buffon fala sobre a vida depois do futebol

Imagem: Autor Desconhecido

Gianluigi Buffon está começando uma nova vida depois de pendurar as luvas...

O ex-goleiro, de 45 anos, aguarda o resultado do exame para se tornar diretor esportivo e, junto ao jornal Tuttosport, analisou o seu momento e o do futebol.

O lendário goleiro participará da Eurocopa como chefe da delegação Azzurra, mas primeiro começou a estudar:

“Estou feliz por ter feito um bom exame e por ter estudado bem. Era a típica situação em que, se você não estuda, você faz papel de bobo...”

Vida nova

“Sou feliz, cuido de muitas coisas e há quatro ou cinco anos que pensava em pendurar as luvas. Até o último dia que joguei, senti que poderia competir em altíssimo nível e queria ser um exemplo para os meus filhos, mostrar a eles que ninguém pode impor limites para vocês. Além disso, abraçar novamente o Parma, onde cresci, foi outro motivo: eles sempre me amaram muito.”

Gols

“Fala-se em ampliar as balizas e acho que poderíamos começar a pensar nisso. Quando comecei, em 1998, estava entre os cinco mais altos da Série A. No ano passado, no Parma, também estava entre os cinco mais altos... Mas dos 22 em campo! As medidas são as mesmas desde 1875 e eram, talvez, demasiado grandes, depois houve 50/60 anos em que eram adequadas, agora, vendo alguns goleiros e alguns atletas, faz pensar... No voleibol há discussão sobre a altura da rede, por exemplo. Você vê o efeito da altura dos goleiros nos chutes de longa distância: há 30 anos, a cada 50 chutes você marcava 10 gols, hoje é muito se você fizer três. De longe é muito difícil marcar um gol contra um goleiro de dois metros.”

Eurocopa

“A primeira partida será disputada em Dortmund, onde só tenho boas lembranças, tanto da Itália quanto da Juve. Tenham cuidado com a Albânia, que é o primeiro rival e é fundamental.”

Carreira

“Entendi a minha importância pela primeira vez quando viajamos para o Leste com o PSG e quase me diverti com a quantidade de pessoas que me procuravam. Eu disse a Verratti: 'Mas você já percebeu que sou um homem de 41 anos?' Na Itália, o talento não é reconhecido se você faz parte apenas de um time, principalmente da Juve: metade está com você, metade é contra. O carinho das pessoas me emociona, porque você pode ganhar o que quiser, mas se não tiver ninguém te esperando no aeroporto é quase como não ter vencido. Os tifosi escrevem o épico.”

Futuro

“Nunca mais penso em jogar. Eu estava procurando uma desculpa para parar e a lesão na panturrilha no ano passado, durante o playoff contra o Cagliari, foi perfeita. Precisei de três ou quatro meses para me recuperar e entendi que havia chegado a hora. Depois veio o curso para ser diretor esportivo, e agora o mestrado na Bocconi para ser gestor de empresas. Descobri o prazer de aprender. A vida é mal organizada: fazem-nos estudar quando somos jovens e não temos vontade. “Teria que ser feito ao contrário.”

Nenhum comentário: