sábado, março 04, 2017

Os clubes da Espanha e os brindes que oferecem aos árbitros...

Imagem: Autor Desconhecido


Os brindes que os clubes espanhóis oferecem aos árbitros são uma atitude correta?

Por Oscar Cowley Forner


A polêmica surgiu no jogo do último domingo (26), disputado entre o Villarreal e o Real Madrid, quando o time da capital saiu vencedor por 2 a 3 com ajuda da arbitragem no lance do pênalti de Bruno.

Dez minutos após o primeiro gol do real (e começo da virada), o juiz da partida, Gil Manzano, apontou para a marca do pênalti quando o zagueiro Víctor Ruíz tentou tirar a bola da área dando um chute que bateu tanto no peito como no braço (de forma acidental) do meia Bruno.

Se a bola bateu na mão, o que não ficou completamente claro, o juiz não deveria ter dado pênalti uma vez que o mesmo só pode ser apitado havendo intenção do jogador colocar a mão na bola.

Na saída do estádio, o presidente do Villarreal, Fernando Roig, notavelmente chateado com o desempenho arbitral na partida concedeu uma entrevista para a rádio do jornal MARCA na qual questionou a saída de Gil Manzano e seus auxiliares com bolsas do Real Madrid.

"Gil Manzano e seus assistentes saíram dos com bolsas do Real Madrid. Isso não está correto, acredito eu", comentou.

Ainda mostrou indignação com o pênalti que qualificou como um "rebote", que facilitou a remontada do rival.

O mesmo jornal divulgou uma lista nestes dias com os presentes habituais dos clubes da primeira divisão espanhola aos árbitros.

O dato curioso é que apenas 3 clubes entregam presentes quando jogam em casa e fora (o normal é apenas o clube de casa presentear os árbitros), sendo eles o Real Madrid, o Barcelona e o Espanyol.

Clubes, exceto o Espanyol, conhecidos historicamente pelos favorecimentos arbitrais.

É correto presentear os juízes ao final das partidas?

Isso pode influenciar o desempenho arbitral?

Deve existir um limite no valor dos presentes?

De fato, é uma questão complicada.

Sabemos que este ano, mais do que nunca, a arbitragem espanhola vem sofrendo duras críticas por parte de todos os clubes do campeonato.

Times como o Real Betis, Málaga e Osasuña chegaram a fazer campanhas e reclamações diretamente com a federação espanhola de futebol pedindo sanções mais duras aos árbitros pelos erros cometidos durante os jogos.

Até mesmo o Barcelona já fez diversas acusações (as vezes com razão, outras nem tanto) contra os árbitros, como no caso do gol fantasma no jogo contra o Betis.

Ainda assim, fica difícil questionar a integridade de um juiz profissional por conta de brindes com valor médio de aproximadamente 50 euros.

Porém, um campeonato que possui uma das piores e mais criticadas arbitragens da Europa não se pode dar o luxo de permitir que os clubes entreguem qualquer tipo de presente que possa estimular, quem sabe, um possível favorecimento dentro de campo.

Nenhum comentário: