quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Uruguai volta a ser olímpico...

Imagem: El País


A mística da celeste começou nos anos 20...


Em 1924, a seleção uruguaia conquistou sua primeira medalha olímpica, colocando a América do Sul no mapa do futebol mundial.


Na fase preliminar, a celeste venceu a Iugoslávia por 7x0...


Jogo segundo consta nos anais da história, brilhante e impetuoso.


Na primeira fase, os uruguaios bateram os Estados Unidos por 3x0 e carimbaram o passaporte para a fase de quartas de final.


O único representante do continente sul-americano enfrentou a França que vencera a Letônia por 7x0, mas não tomaram conhecimento dos gauleses e aplicaram um sonoro 5x1...


Na semifinal, o Uruguai já era visto como favorito diante da Holanda que havia derrotado com dificuldades a Irlanda do Sul por 2x1...


Mas não foi fácil e a vitória acabou acontecendo graças à inspiração de Scarone que marcou o segundo gol da celeste e garantiu o 2x1.


Na final, os suíços que até então, faziam excelente campanha, não resistiram ao melhor futebol dos uruguaios e foram derrotados por 3x0.


Em 1928, o Uruguai volta as Olímpiadas, mas desta vez, acompanhado da Argentina...


Pela primeira vez, dois sul-americanos chegavam à fase decisiva do torneio...


O Uruguai fez sua estreia contra a Holanda na primeira fase e conquistou uma suada vitória por 2x0...


A Argentina arrasadora esmagou os Estados Unidos: 11x2...


Nas quartas de final, ambos passaram tranquilos – a Argentina mais uma vez tranquila, vence a Bélgica por 6x3 e a celeste goleia por 4x1 a Alemanha.


A semifinal beneficiou a Argentina que teve como adversário o Egito – resultado: Argentina 6x0...


Já o Uruguai enfrentou a Itália e sofreu para impor o 3x2...


Uruguaios e Argentinos dominaram o torneio e levaram para o Estádio Olímpico de Amsterdam, um duelo de vizinhos.


Como era de se esperar, a final foi “encardida” e a primeira partida realizada no dia 10 de junho de 1928, terminou 1x1 – Petrone marcou para o Uruguai e Ferreyra para a Argentina.


Três dias depois, o jogo desempate aconteceu no mesmo estádio e desta vez o Uruguai venceu...


Com gols de Figueroa e Scarone, contra um gol de Monti para os argentinos, a celeste conquistou seu bicampeonato olímpico de futebol e passou a ser considerado o melhor time de futebol do mundo.


Provaram isso um ano depois, ao vencer a primeira Copa do Mundo, diante da mesma Argentina, mas desta vez foram contundentes; 4x2.


Dizem alguns, que entre os anos 40 e cinquenta, os Uruguaios e os Argentinos formaram grandes equipes e, não fosse à eclosão da Segunda Grande Guerra, teriam dominado amplamente o cenário futebolístico mundial, mas isso, jamais poderá ser confirmado, a guerra não permitiu.


Curiosamente, cinco anos após o fim do conflito mundial, o Uruguai vence a primeira Copa do pós-guerra, realizada em 1950 no Brasil.


Entretanto, essa foi à última grande conquista em termos mundiais da celeste e, de lá para cá, o futebol uruguaio tem vivido altos e baixos, mas sem conseguir repetir os grandes feitos anteriores...


Porém, ontem, a equipe Sub-20 do Uruguai, comandada por Juan José Verzeri, carimbaram seu passaporte para as Olímpiadas de Londres em 2012, após 84 anos de espera.


Quis o destino, que o adversário fosse à Argentina.


Como sempre, o jogo foi pegado, foi corrido e ambos poderiam ter vencido, mas o Uruguai queria mais, lutou mais e suou mais...


O prêmio foi à vitória por 1x0, gol de Vecino, que depois de receber um belo passe de Luna, ficou diante do arqueiro Argentino e não perdeu a chance.


Nenhum comentário: