Bundesliga movimenta mais de R$
30 bi na economia e gera 110 mil empregos
Relatório da McKinsey mostra
expansão 6,1% em 5 anos, mais de dez vezes superior à economia alemã
Por Adalberto Leister Filho
Para o site “Máquina do Esporte”
A Bundesliga lançou seu relatório
de negócios feitos sob encomenda para a McKinsey & Company.
De acordo com o documento,
recebido pela Máquina do Esporte, o torneio empregou 110 mil pessoas em tempo
integral (os números se referem à temporada 2013/2014.
A edição de um anuário com os
números obtidos pelo Campeonato Alemão é feita desde 2010.
Pelo levantamento, a
Bundesliga seria a quarta maior empregadora privada da Alemanha.
“O futebol alemão não só se
desenvolveu de uma forma extraordinária do ponto de vista esportivo, mas também
economicamente”, afirmou Thomas Netzer, autor do relatório e diretor do
escritório da McKinsey em Colônia, em entrevista à agência DPA.
Segundo a consultoria, a
temporada 2013/2014 movimentou € 7,9 bilhões (R$ 31,7 bilhões) na economia
alemã, o que representa um aumento de 55% em relação ao levantamento de
2007/2008.
Isso gerou no pagamento de impostos € 2,3 bilhões para o país, ou um
crescimento de 53% em cinco anos.
A Bundesliga, no entanto, ainda
poderia ser muito maior do que é.
Os 56 clubes das três ligas profissionais da
Alemanha representam apenas 0,3% do PIB da Alemanha para 2014.
No entanto, o negócio do futebol
profissional tem apresentado crescimento mais acelerado do que a maioria dos
demais setores da economia do país campeão do mundo.
O esporte, porém, mostra
crescimento mais acelerado em relação a outros setores da economia.
Houve aumento de 6,1% no período
do estudo, ficando à frente por exemplo de serviços de TI (3,8%), automotivo
(3,2%), serviços de comunicação e correios (2,5%), medicina e saúde (1,2%),
banco e finanças (retração de 0,7%).
Nesse período, a economia alemã
teve crescimento de 0,6%.
No entanto, para aumentar sua
expansão, as chances são limitadas.
As três ligas estão limitadas a
600 jogos ou 900 horas de futebol.
Nos últimos anos, o crescimento
foi impulsionado pela venda de ingressos e lotação nos estádios. No entanto, o
setor está atingindo seu limite, com 90% de ocupação, um índice ligeiramente
inferior ao obtido pela Premier League, a liga profissional da Inglaterra.
A liga alemã projeta crescimento
de 35% até a temporada 2020, meta que pode ser alcançada com aumento de
arrecadação principalmente em três setores: venda de produtos licenciados,
direitos de TV e patrocínios.
Outra opção seria promover um
aumento acentuado no preço dos tíquetes, modelo adotado anos atrás, por
exemplo, pela Premier League.
Essa, contudo, não parece ser uma
estratégia a ser adotada pela Bundesliga, que tem optado por bilhetes mais
populares e lotação dos estádios, ampliando sua base de torcedores.
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