Vale a pena ler
Maurício Brum, no Puntero Izquierdo,
fingiu que era um francês de mudança para o Brasil e perguntou aos 60 clubes
das três primeiras divisões do futebol brasileiro que razões ele teria para
torcer por algum deles...
Abaixo o resultado.
Procura-se time para torcer: o
que dizem os clubes na hora de conquistar um novo torcedor
Um francês apaixonado por futebol
está vindo morar no Brasil. Como convencê-lo a torcer pelo seu time?
Por Maurício Brum para o site Puntero
Izquierdo
O que você faria para convencer
alguém a torcer para o seu clube do coração?
Esta não é uma situação que
aparece todos os dias.
Num país em que a paixão pelo
futebol nos é incutida desde cedo, muitas vezes por influência da família, a
preferência por uma equipe raramente é racional — é muito mais eficiente,
digamos, levar uma criança ao Maracanã lotado do que contar para ela quantas
taças o Flamengo ganhou em sua história.
Mas façamos esse exercício
atípico: digamos que você esteja diante de alguém que só começou a gostar de
futebol na idade adulta, ou de um estrangeiro sem filiações clubísticas aqui no
Brasil: que argumentos você usaria para convencer esse sujeito a vestir as suas
cores?
Resolvemos dar a palavra aos
próprios clubes:
“Por que torcer para este time?”
foi a pergunta feita aos 60 clubes das Séries A, B e C do Brasil.
A ideia foi inspirada em Aldin
Karabeg, torcedor bósnio que, no fim de junho, escreveu para 92 equipes das
quatro primeiras divisões inglesas perguntando as razões para passar a
acompanhá-las.
Poucas responderam, mas algumas
chegaram a ir além do esperado: ao ler nos fóruns frequentados por Karabeg que
ele estava se inclinando para o Everton, o time de Liverpool gravou um vídeo
com Muhamed Besic, bósnio que joga por lá, para convencer definitivamente o
novo fã.
Na falta de um estrangeiro real,
nossa reportagem se valeu de um alter ego: por alguns dias, assumi a identidade
de Maurice Boucher, um francês de Nîmes que deve se mudar para o Brasil no ano
que vem.
Boucher ama futebol e quer muito
seguir uma equipe quando chegar aqui.
Ainda está aprendendo a língua do
novo país, então precisava de paciência dos clubes para o seu português
macarrônico e cheio de pequenos erros pontuais.
Após contar brevemente sua
história, lançava a questão:
“Depois de pesquisar um pouco, estou procurando informaçoes sobre as
maiores equipes de cada estado. Assim escrevo a vocês para saber por que eu
deveria escolher ser um fan de [nome do time].”
Saudaçoes fraternas,
Maurice
Era uma proposta muito boa:
seduzam-me e de quebra ganhem um torcedor internacional, com potencial fácil de
divulgação da marca a partir de uma ação bem-feita — como o Everton soube
fazer.
Mas a jornada entre mandar a
mensagem e obter uma resposta nem sempre é simples.
Evitamos as redes sociais, muitas
vezes mal administradas, e priorizamos os veículos oficiais habituais: a aba de
contato no site da equipe ou a aba da ouvidoria; na ausência de formas de
chegar à equipe por ali, procuramos pelo e-mail do clube na primeira página do
Google — se nenhuma dessas formas rendesse uma maneira de enviar a mensagem,
convenhamos, qualquer estrangeiro escrevendo para dezenas de clubes acabaria
desistindo.
A incomunicabilidade foi rara e
somente dois times não puderam ser acessados seguindo esse método — mas um
deles, surpreendentemente, foi o Vasco da Gama.
No site do Vasco, a página de
contato só lista números de telefone e a aba da ouvidoria exige cadastro prévio
para se enviar uma mensagem.
O e-mail não aparece em uma busca
rápida que Maurice Boucher tentasse fazer através do Google.
Com isso, os 60 clubes se
tornaram 58.
Além do Vasco, o Guaratinguetá
também se revelou difícil de encontrar para um torcedor comum, já que no
momento do envio do e-mail (entre os dias 2 e 4 de julho) seu site oficial
estava fora do ar.
Outra dificuldade nesse tipo de
contato é que, muitas vezes, a mensagem é enviada por meio de um formulário
padrão no site oficial.
Nem sempre se recebe uma
confirmação de que se foi bem-sucedido e, mesmo quando ela vem, isso não
significa muita coisa: o Corinthians, por exemplo, enviou uma mensagem
automática segundos depois do contato original, garantindo que estava em posse
da mensagem de Boucher — mas nunca a respondeu.
Já o Palmeiras fez pior: não
apenas ignorou a questão como utilizou o endereço de e-mail de Boucher para
enviar spam — pouco tempo depois do contato, um anúncio sobre um saldão de
camisetas palmeirenses apareceria na caixa de entrada.
Deixamos correr o prazo de uma
semana desde o envio dos e-mails para fechar a matéria.
Ao fim e ao cabo, 10 equipes
responderam: nenhuma da Série C, três da B (Ceará, Joinville e Paysandu) e sete
da A (América, Atlético Mineiro, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Inter e Santos).
O silêncio total da terceira
divisão decepcionou, mas a escadinha nas respostas era esperada.
Conforme os orçamentos aumentam,
é natural que ouvidorias e assessorias estejam mais estruturadas para lidar com
esse tipo de contato.
A seguir, um resumo do que cada
clube tinha a dizer para conquistar um novo torcedor.
Série B
CEARÁ
A ordem alfabética faz o Ceará
aparecer no topo aqui, mas sua mensagem, na verdade, foi a última que a
reportagem recebeu.
Veio três dias após o contato
original, mas compensou o atraso na simpatia e no material enviado: somente aí
Maurice Boucher foi saudado em francês.
Embora o e-mail não tenha contado
muito sobre o clube, incluía dois links úteis para saber mais sobre a história
e a atualidade da equipe, acessando as revistas oficiais do time que, de outra
forma, dificilmente seriam lidas pelo torcedor em potencial.
Trecho:
Bienvenue au Brésil! Bienvenue au
Ceará!
O Ceará Sporting Club é o mais
popular e mais tradicional e maior campeão do estado desde 1914.
O Ceará é conhecido como o “Time
do Povo” ou “Vozão”.
Veja nestes links um pouco da
nossa história:
JOINVILLE
O JEC foi o primeiro a responder:
o contato havia sido feito na tarde de um domingo e, antes do final da manhã de
segunda-feira (4/7), a mensagem já estava na caixa de entrada.
De Joinville, veio um relato
simples e cumpridor sobre as conquistas da história do clube e o fanatismo da
torcida.
Trecho:
Se optar por Santa Catarina,
recomendamos torcer pelo JEC (Joinville Esporte Clube).
O único clube a vencer por oito
vezes seguidas o campeonato de times do estado de Santa Catarina.
A mais recente conquista nacional
entre os times catarinenses, também é tricolor, a Série B do Campeonato
Brasileiro de 2014.
Representamos na maior cidade do
estado e, por consequência, temos a maior torcida.
PAYSANDU
Também eficiente, a resposta do
Paysandu chegou vinte minutos após o contato do JEC, na mesma manhã de
segunda-feira.
Assim como o Joinville, o Papão
da Curuzu destacou seus feitos e a importância deles na região em que está
situado, procurando fazer uma apresentação do clube para alguém que
provavelmente sabia pouco sobre ele.
Também foi simpático ao usar o
termo “fan”, que nosso francês vinha utilizando em sua mensagem original.
Além do e-mail propriamente dito,
a equipe paraense foi além, indicando links específicos para conhecer mais a
história do clube.
Trecho:
O Paysandu é o maior campeão da
Amazônia e do Norte do Brasil.
Tem mais títulos e ainda possui a
maior e mais fiel torcida da região.
São milhares de fãns que lotam
quase todos os jogos.
Único time do norte a participar da competição mais
importante do continente.
A Libertadores da América.
Possui o melhor aproveitamento de
um clube do Brasil na competição.
Torcer para o Paysandu é torcer
bem.
A torcida é apaixonada pelo clube
e possui várias curiosidades.
Série A
AMÉRICA
O América deu a resposta mais
rápida de todos os clubes contatados.
Apenas vinte minutos após o
e-mail original, o Coelho oferecia seus argumentos para atrair um novo
torcedor: a mensagem seguiu o foco da campanha de associação que apresenta o
América como o “Time da Família”, e incluiu o texto “Sonhos não envelhecem…”,
de Marinho Monteiro, uma longa ode de amor ao clube e sua história.
Não foi uma mensagem
personalizada, mas foi uma das que mais se estendeu ao contar os feitos da
equipe.
Trecho:
Veja o texto do americano
(torcedor do América Mineiro) e saiba que o América é uma causa a ser
defendida, somos o ‘Time da Família’ e como família lutamos cada luta em defesa
das nossas causas, do nosso Manto Sagrado, a camisa do América Futebol Clube, o
Coelhão das Minas Gerais:
Sonhos não envelhecem…
O América, como Belo Horizonte,
nasceu de um sonho.
Aquilo que transita entre o
lúdico e o concreto, a utopia e a realidade, o racional com o irracional, a
longevidade do amor com o efêmero da paixão. […]
ATLÉTICO-MG
Do Galo, veio a resposta mais
tardia entre os clubes da Série A — dois dias após o contato original.
A demora foi compensada por uma
das mensagens mais completas.
O Atlético Mineiro se centrou em
destacar a paixão da sua torcida, inclusive com vídeos, ofereceu uma série de
canais diferentes para acompanhar o clube à distância (links para suas páginas
no YouTube, Instagram, Twitter, Facebook e Flickr), e ainda teve uma pitada
personalizada para um torcedor vindo da França, falando sobre as ligações do
clube com aquele país.
Trechos:
É sempre bom crescermos nossa
família.
Sim, somos uma família de mais de
10 milhões de loucos apaixonados por esse manto alvinegro.
Ser ATLETICANO é muito bom.
Não é simplesmente torcer, é
viver intensamente uma paixão.
Para conhecer um pouco sobre o
comportamento da torcida em dias de grandes jogos do Galo, recomendamos
assistir ao vídeo abaixo.
[…]
Por fim, o Atlético tem uma
grande afinidade com a França.
Além do título do Torneio de
Paris (1982 — França), nosso mascote, é o Galo.
BOTAFOGO
Tardou um dia para o Botafogo
responder com um texto curto, que nada contou sobre a história do clube, mas
teve um diferencial importante: foi dos poucos times a efetivamente convidar
para conhecer o clube em pessoa, abrindo as portas ao torcedor em potencial.
Em meio a tantas respostas frias
e padronizadas, um tratamento mais pessoal chamou a atenção.
Trecho:
Quando estiver no Rio de Janeiro,
na próxima oportunidade, não deixe de fazer contato.
Teremos prazer em recebê-lo em
nossa sede social para uma visita guiada em que conhecerá toda a história do
nosso Glorioso e, certamente, se tornará um grande fã.
FLAMENGO
O grande problema para o Botafogo
é que, no Rio de Janeiro, outro clube também fez convite para uma visita, em
uma resposta bem mais completa — o Flamengo destacou não apenas as conquistas
rubro-negras, mas o aspecto que o separa dos demais clubes do país: a imensidão
de sua torcida.
É verdade que um clube do tamanho
do Fla tem facilidade para seduzir um novo torcedor, mas nem todos os times
souberam aproveitar isso — como o Grêmio vai mostrar a seguir.
Trecho:
O Flamengo é o time brasileiro
com mais de 40 milhões de torcedores, é um time que quando joga em casa, no
Maracanã deixa qualquer um arrepiado.
O Flamengo quando ganha tem festa
no bar, na favela, na casa de ricos, de pobres, em qualquer estabelecimento.
Único time do Rio que é campeão
do mundo, o primeiro time do Rio a ser campeão da libertadores e também somos
campeões 6 vezes do campeonato nacional.
O Flamengo é um time também do
povo e da elite, é o time que tem a torcida carismática e que está sempre do
lado, dando palpites e participando do dia-a-dia.
Esperamos que possamos ajuda-lo,
venha nos visitar na Gávea para você ver de perto o clube, nossa sede.
GRÊMIO
A nota positiva para o Grêmio é
que ele respondeu — 50 outros times não foram capazes de fazer isso.
A nota negativa é que, das dez
respostas recebidas, a do Grêmio é a que menos atrairia um torcedor novo,
querendo aprender sobre o gremismo e sua história.
Além de demorar um dia para
responder, a justificativa para torcer para o tricolor teve exatamente uma
linha sobre o tamanho da torcida e, em seguida, sugeriu entrar no site oficial
do clube: na homepage!
Indicar um link não é problema: outros times apontaram
endereços com textos sobre suas conquistas e tradições.
O Grêmio, porém, simplesmente
aconselhou que Boucher entrasse na mesma página que já havia visitado para
fazer o contato original.
Trecho:
Obrigada pelo contato.
Por ser a MAIOR TORCIDA DO SUL DO
PAÍS.
Entre no nosso site (www.gremio.net)
INTERNACIONAL
Assim como o América, o Inter foi
muito rápido, compensando com a eficiência o que faltou em intimidade no seu
contato.
A resposta colorada chegou em
quarenta minutos, e indicava um link para acessar o vídeo da campanha de
associação “É mais que um jogo. É o Inter”, que tem circulado na tevê gaúcha.
Embora não tenha se dedicado a
falar da história do clube, o Inter foi (ao lado do Galo) dos únicos a sugerir
um vídeo, permitindo uma visualização do que é ser um torcedor no Beira-Rio.
Trecho:
O Sport Club Internacional
agradece seu contato.
Segue um bom motivo para ser
colorado.
SANTOS
Com Pelé no passado e Neymar no
presente, o Santos talvez seja o clube brasileiro que tem a tarefa mais fácil
ao se deparar com um estrangeiro: dificilmente alguém não terá ouvido falar do
clube e seus feitos.
Mesmo assim, os santistas não
dormem nos louros e ofereceram, de longe, a resposta mais completa e instigante
do futebol brasileiro.
Também foi a mais extensa, e por
isso nos estenderemos mais com eles.
O Santos foi o único clube a
admitir que só os seus argumentos não bastam para formar um torcedor, como
nesta passagem:
“Caro Maurice, expomos alguns dos motivos pelo qual você possa se
decidir por ser fã, porém analise e torça pelo Clube o qual seu coração mandar.
Por aquele clube que lhe transmitir simpatia”.
Reconheceu ainda as questões
específicas do Brasil quando se trata de acompanhar um time:
“Assim, devido as dimensões continentais, no Brasil há vários Clubes
considerados grandes, seja pela sua estrutura ou pela tradição, os quais você
pode optar para ser fã. Há uma identificação muito grande dos torcedores com
seus clubes por características regionais, ou seja, perto de onde reside, no
Estado, por influência familiar, pela posição do mesmo nos campeonatos quando o
torcedor começa a se interessar por futebol e aparição constante na mídia.
Ainda, outro fator preponderante é o Estado onde você for residir, pois muitas
vezes a Televisão (afiliada local) transmite jogos dos clubes do próprio Estado
e devido a frequência das partidas os torcedores acabam se simpatizando e
torcendo por determinada Equipe.”
Da Vila Belmiro veio não somente
um relato sobre a história do clube e uma sugestão para passear pelo estádio e
conversar com velhos ídolos: foi também o convite mais atencioso e
personalizado, com o ouvidor do clube se dispondo pessoalmente a guiar nosso
torcedor em potencial durante sua visita:
Ao se transferir para o Brasil, venha nos fazer uma visita. Teremos o
prazer em recebê-lo e levá-lo para assistir ao treino dos jogadores profissionais
no Centro de Treinamento Rei Pelé, para ter contato direto com os jogadores
através de fotos e autógrafos. Venha conhecer o Memorial das Conquistas (Museu)
o qual apresentaremos os mais importantes e valiosos troféus. Conhecer os
Camarotes em homenagem aos grandes goleiros como Gilmar, Cejas e Rodolfo
Rodrigues, Sala de Imprensa, Vestiários dos Profissionais (inclusive o armário
lacrado do Rei Pelé) e o gramado do Templo Sagrado. Se ficar algum tempo nos
arredores do estádio terá oportunidade de encontrar com Pepe, Coutinho,
Clodoaldo, Edú e outros monstros sagrados do futebol passeando, que de forma
simples orbitam a Vila mais famosa do mundo, que terão o prazer em lhe dar
autógrafo e fotos. Por último, programe-se para assistir a uma partida do time
aqui no denominado Alçapão da Vila, e sinta a magia da torcida. Ao vir procure
a mim (Batalha) ou Venceslau — Ouvidores, que teremos o prazer de promover um
tour com você.
Depois disso, Maurice Boucher
provavelmente não teria dúvidas quanto ao seu novo time.
Um comentário:
Com essa matéria, tem-se uma pouco da ideia do porquê nossos times sofrem com os programas de sócios torcedores; do porquê estão aonde estão; do porquê vivem pedindo ajuda aos governos, e que não temos marketing.
Não se tem a mínima consideração, o mínimo respeito com os torcedores. Os torcedores são apenas meios de se conseguir dinheiro. Só isso!!!
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