Arnold Palmer morreu no último
domingo de complicações cardíacas...
Palmer tinha 87 anos.
Quem ele foi e o que significou
para o esporte?
Norte-americano, golfista e o
primeiro atleta a usar sua fama para gere dinheiro.
“Ele tinha boa aparência e
carisma, assim como bom desempenho esportivo para se tornar um modelo para os
patrocinadores”, afirmou Nigel Currie, especialista em patrocínio esportivo, em
entrevista à ESPN dos Estados Unidos...
“Palmer tinha todos os atributos
para maximizar seu faturamento com patrocinadores. Antes dele, os atletas só
arrecadavam seus ganhos com a bola que jogavam nas arenas esportivas”, concluiu
Currie.
Ao ligar seu nome a produtos e
serviços, como a United Airlines (companhia aérea), Cadillac (carros), Rolex (relógios),
Hertz (locadora de carros) e Callaway (produtos de golfe), entre outros, o
golfista foi o primeiro a acumular uma fortuna de US$ 1 milhão com o esporte...
Ele e seu agente Mark McCormack,
inventaram uma maneira de ganhar dinheiro além das premiações dos torneios.
Nos dois primeiros anos de seu
acordo com McCormack, o golfista viu seus ganhos saltarem de US$ 6.000 para US$
500 mil por ano...
Com tantos negócios gerados, ele
fundou a Arnold Palmer Enterprises para lidar com todos os seus patrocínios e
empreendimentos.
Mesmo depois de deixar o golfe,
Palmer manteve grande popularidade...
Hoje estrelas do mundo do esporte
e do marketing com seus contratos milionários patrocínio, como Tiger Woods,
LeBron James e Roger Federer, devem muito a trilha aberta por Palmer nos anos
1960.
Nenhum comentário:
Postar um comentário