Imagem: Robbie Jay Barratt/AMA/Getty Images
Certamente esses são os dados mais preocupantes apontados pelo Datafolha, na pesquisa realizada sobre o futebol no Brasil...
Foram ouvidas 2.826 pessoas em 174 municípios, entre os dias 29 e 30 de janeiro de 2018.
A crescente queda de interesse por futebol no país, o baixo percentual dos que costumam frequentar estádios, somados aos baixíssimos índices de engajamento entre as mulheres é extremamente preocupante...
Abaixo o trecho que trata sobre os dados da crescente queda do interesse pelo futebol.
O crescimento do desinteresse
Um em cada quatro brasileiros (26%) com 16 anos ou mais tem grande interesse por futebol, e uma parte significativa, de 41%, não tem nenhum interesse por futebol.
Há ainda aqueles que têm interesse médio pelo esporte (23%), e uma parcela de 9% que tem pequeno interesse.
A comparação com pesquisa sobre o mesmo tema realizada pelo Datafolha em 2010 mostra que, neste intervalo, cresceu o desinteresse por futebol (de 31% para 41%), e caiu o percentual dos que têm grande interesse (de 32% para 26%).
A parcela com médio interesse variou dentro da margem de erro (era de 22%), e o percentual com pequeno interesse também caiu (era de 16%).
Entre os homens, 42% tem muito interesse pelo futebol, ante 12% entre as mulheres.
O desinteresse total pelo futebol atinge 56% entre as mulheres, enquanto entre os homens fica em 24%.
Na parcela de brasileiros que estudou até o ensino fundamental, o desinteresse pelo futebol é mais alto (48%) do que entre aqueles que estudaram até o ensino médio (38%) ou superior (35%).
A Copa da Rússia também sofre com a falta de interesse
A Copa do Mundo da Rússia desperta interesse similar entre os brasileiros: 24% têm grande interesse, 23%, médio interesse, 9%, pequeno interesse, e 42% não tem interesse no evento.
Também é mais alto o grau de grande interesse entre homens (35%) do que entre as mulheres (15%), e o contrário ocorre com o desinteresse pelo evento (54% entre as mulheres, 30% entre os homens).
Quem são e quantos praticam futebol no Brasil
O percentual de brasileiros que pratica futebol é de 20%, sendo que 12% praticam uma vez por semana ou mais, os mais assíduos, e 5%, uma vez por mês ou menos.
Entre os homens, 38% jogam futebol (24% uma vez ou mais por semana), ante somente 4% entre as mulheres.
Os mais jovens, na faixa de 16 a 24 anos, são os maiores praticantes (41%, ante 28% na faixa seguinte, de 25 a 34 anos).
Também há diferença no grau de escolaridade: entre os menos escolarizados, 13% jogam futebol, ante 24% entre os mais escolarizados.
A análise por renda mostra que na fatia de renda familiar mais baixa, com ganho de até 2 salários, o percentual de praticantes de futebol é mais baixo (16%) dos que nas faixas de renda mais alta (entre quem tem renda familiar de 5 a 10 salários, por exemplo, 29% jogam).
Frequência aos estádios
Também é de 20% o percentual de brasileiros que costumam ver partidas de futebol no estádio, sendo que metade (10%) vai a estádios pelo menos uma vez por mês, e 4%, uma vez por ano.
Entre os homens, 29% costumam ir a estádios (16% vão pelo menos uma vez por mês), índice que cai para 12% entre as mulheres.
Fonte: Folha de São Paulo com dados do Datafolha
Fonte: Folha de São Paulo com dados do Datafolha
Nenhum comentário:
Postar um comentário