quinta-feira, dezembro 27, 2018

Estádio do Dragão... O mais bem-sucedido dos estádios portugueses em utilização e um dos mais florescentes do futebol europeu.

Imagem: Autor Desconhecido

Estádios não apenas construções...

São palcos de grandes dias, dias tristes, de risos e lágrimas.

Abaixo, as conquistas do FC do Porto, no Estádio do Dragão...

O Estádio Dragão, que celebrou recentemente o 15.º aniversário, é o mais bem-sucedido dos estádios portugueses em utilização e um dos mais florescentes do futebol europeu.


Desde a inauguração, em 16 de novembro de 2003, o FC Porto conquistou 24 títulos, dois deles europeus e um mundial, superando, por exemplo, o número de troféus (19) que o Santiago Bernabéu viu o Real Madrid colecionar desde então ou a quantidade de metal precioso (18) que Old Trafford e o Manchester United juntaram em igual período.

É verdade que não supera a taxa de êxito da Allianz Arena (24), casa do Bayern, nem a do Giuseppe Meazza (24), mas neste caso é preciso somar os 15 títulos do Inter aos nove do Milan.

O Parque dos Príncipes, onde joga o PSG, também soma 24 troféus desde a data da inauguração do Estádio do Dragão, mas com a desvantagem de nenhum deles ser internacional.

Já o Camp Nou e o Barcelona são um caso à parte: ganharam 33 desde novembro de 2003.

Estádios com mais títulos desde 16 de novembro de 2003:

Camp Nou: 33
Estádio do Dragão: 24
Allianz Arena: 24
Guiseppe Meazza: 24
Parque dos Príncipes: 24
Santiago Bernabéu: 19
Old Trafford: 18

Títulos conquistados pelo FC Porto desde a inauguração do Dragão:

Liga dos Campeões: 1
Liga Europa: 1
Taça Intercontinental: 1
Liga Portuguesa: 9
Taça de Portugal: 4
Supertaça de Portugal: 8

Este trabalho faz parte da edição n.º 384 da revista Dragões, cuja versão digital pode consultar gratuitamente em www.fcporto.pt/pt/revista

Agradecimento

Quero agradecer ao leitor – acho que posso chamá-lo de amigo, apesar de nunca termos nos vistos, já que ele vive em Portugal –, João Santos, por ter me enviado a ótima matéria sobre o Estádio do Dragão...

João, como dizem em Portugal, é adepto do Porto e um leitor assíduo e atento ao Fernando Amaral FC, sempre colaborando com informações, sugestões e, principalmente, com correções ou detalhes que por vezes me escapam.

Nenhum comentário: